Após a passagem rápida e apagada pelo Esporte Clube Vitória, o Luiz Adriano está perto de acerto com o América-MG para atuar na Série B do Brasileiro. Como ele já tinha feito mais de sete jogos pelo Leão na Série A, não poderia jogar por outro clube da primeira divisão, apenas as divisões inferiores ou futebol internacional.
Luiz Adriano chegou ao Vitória em março e assinou até dezembro de 2024, com uma cláusula de renovação automática em caso de permanência do Rubro-Negro na Série A. Ele disputou 13 jogos, marcando apenas um gol.
Natural de Porto Alegre (RS), Luiz Adriano Souza da Silva foi revelado pelo Internacional e subiu aos profissionais em 2006, aos 19 anos, fazendo parte do grupo campeão do Mundial de Clubes da FIFA, marcando gol na semifinal e participando do gol do título sobre o Barcelona. Após 18 jogos pelo Colorado, foi negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde atuou por nove temporadas.
Luiz Adriano também defendeu o Milan, da Itália, e o Spartak Moskva, da Rússia, antes de retornar ao futebol brasileiro em 2019. O centroavante atuou três anos no Palmeiras, sendo campeão da Copa do Brasil (2020) e bicampeão da Libertadores (2020 e 2021), mas foi dispensado no início de 2022 depois de uma série de desavenças com a torcida. Passou também por Antalyaspor, da Turquia, Internacional e Vitória.