O futebol mundial pode ter uma mudança na regra do impedimento. Sugerida pelo francês Arsène Wenger, ex-técnico do Arsenal, a proposta na mudança na lei do impedimento foi aprovada em testes de campo realizados na Europa, e segundo informação do jornal inglês “The Times”, será apresentada à International Football Associaton Board (Ifab), responsável pela regulamentação do futebol no mundo.
Wenger apresentou sua sugestão de acabar com chamada “mesma linha” em setembro do ano passado. Com a “regra da luz do dia”, como foi apelidada, o impedimento só seria marcado caso o atacante estivesse completamente à frente do defensor. Se o atacante tiver com alguma parte do corpo na mesma linha, então a decisão seria validar o lance.
Na regra atual, qualquer parte do corpo, tirando mãos e braços, que estiver na frente, já configura impedimento. Segundo o Jornal “The Times”, a proposta sugerida por Arsène Wenger obteve resultados positivos em jogos de divisões de base na Suécia, Itália e Holanda nos últimos meses.