Em decisão polêmica tomada nesta quarta-feira (20), a Justiça da Espanha concedeu liberdade provisória ao ex-jogador de futebol Daniel Alves, condenado por estupro em Barcelona. Para usufruir da liberdade, o condenado precisará pagar fiança no valor de um milhão de euros, o equivalente a R$ 5,4 milhões.
Além o referido pagamento, Daniel também precisa entregar os passaportes brasileiro e espanhol às autoridades competentes e comparecer semanalmente aos tribunais. Além disso, deverá manter o mínimo de 1km de distância da vítima e não pode tentar se comunicar com ela através de nenhum meio.
A liberdade provisória foi um pedido realizado pela defesa do ex-lateral da Seleção Brasileira, que alegou em audiência nesta quarta, que o mesmo já havia cumprido um quarto da pena, e por esse motivo, teria o direito de aguardar em liberdade o julgamento dos recursos.
Vale lembrar que em fevereiro deste ano, Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo crime de agressão sexual contra uma mulher, em dezembro de 2022, em uma boate de Barcelona. Durante a instrução processual, foram ouvidas testemunhas, a vítima, peritos e o acusado.