Havia a expectativa que o lateral-esquerdo Jhoanner Chávez se reapresentasse ao Esporte Clube Bahia e fosse aproveitado pelo técnico Rogério Ceni na temporada 2024. Porém, o equatoriano não apareceu no CT Evaristo de Macedo na reapresentação do elenco, no último sábado. Segundo informação do ge.globo, o Esquadrão emprestou o jogador de 21 anos para o Lens, da França, por empréstimo até o meio do ano com obrigação de compra.
Ainda segundo o portal, se as metas forem atingidas, o clube francês vai adquirir o passe do jogador por valores próximos ao Bahia pagou. A cúpula tricolor não divulga os valores das transferências, mas o equatoriano foi comprado por R$ 18 milhões, sendo a contratação mais cara do futebol nordestino. O Bahia também vai ter direito a um percentual em negociação futura envolvendo o atleta, além de bônus por performance.
Chávez disputou 29 jogos pelo Bahia, mas não conseguiu deslanchar, e foi emprestado ao seu ex-clube (Independiente del Valle), onde disputou 15 jogos e marcou 2 gols na reta final de 2023. No elenco atual, Rogério Ceni conta com Ryan, Caio Roque e Luciano Juba (que vinha sendo utilizado por Ceni como ala esquerdo). Matheus Bahia está negociando sua saída, enquanto Camilo Cándido acertou com o Cruz Azul. A diretoria está em busca de um lateral-esquerdo no mercado.