O Esporte Clube Vitória fez um primeiro trimestre decepcionante, com eliminações nas primeira fase do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste, que fizeram o time ficar 40 dias sem jogar, porém, tudo mudou a partir de abril, quando estreou na Série B vencendo a Ponte Preta por 3 a 0 no Barradão. O Leão emplacou cinco vitórias nas cinco primeiras rodadas e a partir dali, se consolidou como um franco candidato ao acesso.
Com algumas oscilações naturais, mas sempre mostrando maturidade para superar esses tropeços durante essa caminhada, o Vitória confirmou o acesso com duas rodadas de antecedência vencendo o Novorizontino neste domingo, por 2 a 1, de virada, fora de casa. Com 69 pontos, o Leão também está com o título encaminhado. Um dos personagens dessa campanha brilhante é o técnico Léo Condé, que conseguiu montar um time competitivo e bastante regular.
Condé já conquistou alguns acessos na carreira, mas essa é primeira que ele leva um clube à elite. Em 2018, ele subiu com o Botafogo-SP da Série C para a B, e em 2021, repetiu o feito com o Novorizontino. Comandando o Sampaio Corrêa, o treinador chegou perto de conseguir a vaga para a Primeira Divisão, mas bateu na trave duas vezes. Em 2020, o time maranhense terminou em 6º lugar na Série B, em 2022, no 5º lugar.
Natural de Piau-MG, Léo Condé já disputou a Segundona em seis oportunidades, e o melhor desempenho havia sido em 2022, quando terminou a competição na 5ª posição. Na carreira, o treinador já comandou Tupi, Ipatinga, Villa Nova e Nova Iguaçu, Caldense, Sampaio Corrêa, CRB e Novorizontino. Em 2017, ele foi campeão alagoano com o CRB. No Novorizontino, conquistou o Troféu do Interior. Pelo Vitória, o técnico vai conquistar o seu terceiro título na carreira, mas o mais importante, que garante o Vitória na 3ª fase da Copa do Brasil de 2024.
- Condé quer coroar acesso com título e afirma que vai secar o Criciúma
- Ceni lamenta gol sofrido no fim e sai em defesa de zagueiros e Everaldo
- Prefeito e Governador parabenizam Vitória pelo acesso à Série A
- Vitória assume posto de “Rei do Acesso” na era dos pontos corridos