Antes do duelo entre Cuiabá e Cruzeiro, que terminou empatado sem gols na Arena Pantanal, surgiu a informação de que o atacante Gilberto está afastado e treinando separado do elenco da Raposa. Depois do jogo, o treinador Zé Ricardo confirmou o afastamento do jogador de 34 anos e explicou que foi uma decisão tomada em conjunto entre clube e diretoria.
“Foi uma decisão conjunta da direção e do clube para poder decidir sobre o afastamento. A comissão participou dessa decisão. Desse caso agora estamos tratando de forma interna”, disse Zé Ricardo.
Gilberto disputou 32 jogos pelo Cruzeiro, marcando seis gols e dando uma assistência, mas não balança as redes há cinco meses. A última vez que o jogador marcou foi contra o América-MG, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, quando fez dois gols. Zé Ricardo afirmou que já tinha uma decisão tomada antes de sua chegada e que tentou reverter a situação.
“Já havia umas situações antes mesmo da gente chegar. Tentamos reverter algumas situações. Agora que a gente possa dar moral para os jogadores que estão subindo e que a gente possa ter soluções no ataque, porque são as soluções que a gente precisa”, completou o treinador.
Gilberto teve passagem marcante pelo Bahia, disputando 189 jogos, com 83 gols e 14 assistências, sendo tricampeão baiano (2018, 2019 e 2020) e campeão da Copa do Nordeste (2021), virando ídolo do clube. Deixou o Tricolor após o rebaixamento em 2021, e acertou com o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, mas voltou ao futebol brasileiro esse ano contratado pelo Cruzeiro.