Campeonato Baiano terá VAR a partir das semifinais em 2024

O anúncio foi feito durante reunião do Conselho Técnico com os clubes nesta segunda-feira.

Foto: Divulgação

A Federação Bahiana de Futebol anunciou uma novidade para o Campeonato Baiano de 2024. O árbitro de vídeo (VAR) será utilizado nos jogos da semifinal e da final, diferente das últimas edições, onde apenas as partidas da final contavam com a tecnologia. A entidade vai arcar com todos os custos. O anúncio foi feito durante reunião do Conselho Técnico com os clubes nesta segunda-feira. A competição terá início no dia 14 de janeiro.

 

REGULAMENTO

Os dez clubes se enfrentam em sistema apenas de ida e os quatro melhores colocados avançarão para a Semifinal. Na Semifinal, os quatro clubes classificados serão divididos em dois grupos, de números 2 e 3, com a seguinte formação: Grupo 2 (1º do Grupo 1 x 4º do Grupo 1) e Grupo 3 (2º do Grupo 1 x 3º do Grupo 1). Nesta fase, eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta.

Os dois vencedores farão a final do campeonato e decidirão o título em duas partidas, de ida e volta. Os dois últimos colocados da 1ª fase estarão rebaixadas para a Série B de 2025. No total, o Baianão 2024 terá 13 rodadas. Serão nove pela 1ª fase, duas pela 2ª fase (Semifinal) e duas pela 3ª fase (Final).

DIVISÃO DAS VAGAS

Campeão, vice-campeão e 3º colocado da competição garantirão as vagas na Copa do Brasil de 2025. O campeão baiano terá direito à primeira vaga na Copa do Nordeste de 2025. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do Estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Já a terceira vaga, na Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes presentes na primeira e segunda vagas. Caso o clube da primeira vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Brasileirão, a terceira vaga será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

As vagas na Copa do Nordeste são distribuídas de acordo com a deliberação da CBF. Terão direito às duas vagas no Brasileirão Série D de 2025 os dois clubes melhores colocados do Baianão que não sejam integrantes das outras séries do Campeonato Brasileiro.

A terceira vaga na Série D será destinada ao campeão da competição que a FBF realizar no segundo semestre, com 5 clubes Série A e 5 da Série B. Caso essa competição não seja realizada por número insuficiente de participantes, a vaga será transferida para o Baianão, obedecendo a ordem de classificação e os mesmos critérios das duas primeiras vagas.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário