São Paulo vence o Flamengo e se aproxima de título inédito na Copa do Brasil

A partida de volta será no próximo domingo (24), às 16 horas, no Estádio do Morumbi.

Foto: Rubens Chiri

Na tarde deste domingo (17), o São Paulo largou na frente na busca pelo título da Copa do Brasil de 2023. Com gol de Jhonatan Calleri no primeiro tempo, o time paulista venceu o Flamengo por 1 a 0 no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo jogo de ida da final, e está a um empate de conquistar o título inédito do torneio nacional.

 

A partida de volta será no próximo domingo (24), às 16 horas, no Estádio do Morumbi. O São Paulo joga pelo empate ficar com o título, enquanto o Rubro-Negro precisa vencer por dois gols de diferença para conquistar seu 5ª título do torneio, ou então por um gol para decidir nos pênaltis. O Cruzeiro é o maior campeão do torneio, com 6 títulos, enquanto o Grêmio é o segundo colocado, com 5 taças.

Confira a lista de todos os campeões da Copa do Brasil:

1 – Cruzeiro (6 títulos e 2 vice-campeonatos)
2 – Grêmio (5 títulos e 4 vice-campeonatos)
3 – Flamengo (4 títulos e 4 vice-campeonatos)
4 – Palmeiras (4 títulos e 1 vice-campeonato)
5 – Corinthians (3 títulos e 4 vice-campeonatos)
6 – Atlético-MG (2 títulos e 1 vice-campeonato)

Fluminense, Vasco, Santos, Sport, Internacional, Athletico-PR, Criciúma, Juventude, Paulista e Santo André têm um título, cada.

HISTÓRIA DA COPA DO BRASIL

A Copa do Brasil surgiu em 1989, inicialmente disputada por 32 clubes, passou a 40 em 1996, e foi crescendo até chegar em 69 no ano de 2000, vindo a se estabilizar em 64 após 2001, número que se manteve até 2012, disputada pelos 26 estados brasileiros e pelo Distrito Federal. A partir de 2013, passou a ser disputada por 86 equipes, seis delas já classificadas para as oitavas de final, mas a partir de 2017 chegou a 91 equipes. Desde a edição de 2001, os clubes que participavam da Libertadores não disputavam a Copa do Brasil no mesmo ano, devido a conflito de datas com a competição continental.

Sendo assim, o campeão da Copa do Brasil nunca disputava a edição seguinte, uma vez que se classificava para a disputa da Libertadores no ano posterior. Porém, desde 2013 essa competição nacional também conta entre os seus participantes, com os clubes que disputam Libertadores. Até a edição de 2020, esses clubes entravam nas oitavas de final, mas a partir de 2021, entram na 3ª fase.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário