Após empate sem gols na partida de ida, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, o Jequié venceu o Grapiúna por 2 a 0, no último sábado, no Estádio Waldomiro Borges, e conquistou o acesso após quatro anos longe da elite do futebol baiano. Os gols foram marcados por Kaynan e Chaveirinho, ambos no primeiro tempo do jogo. Em entrevista após a partida, o volante João Grillo frisou que tinha uma dívida com a torcida do Jequié após bater na trave o acesso em 2022. O jogador subiu com o Barcelona de Ilhéus em 2021 e agora repete o feito com o ADJ.
“As lágrimas vêm de toda luta, de todo sofrimento, pra gente organizar o time, da batida na trave no ano passado. Eu tava aqui, era uma dívida que eu tinha com a diretoria, com nosso torcedor, de trazer o ADJ pra primeira divisão. Um abraço para meus familiares e pra todo cidadão jequieense. Está paga a promessa, foi o que a gente se propôs a fazer, só saia daqui com o acesso. Agora é comemorar bastante e buscar o título”, disse o volante, em entrevista à TVE.
A última vez que disputou a Série A do Baiano foi em 2019, quando terminou na lanterna, com apenas 7 pontos somados e acabou rebaixado. Em 2020, o Jipão terminou a Série B do Baiano no 3º lugar, ficando de fora da decisão. Em 2021, em meio a pandemia, o Jequipe não participou da Segundona. Em 2022, voltou a disputar a liderou a primeira fase, porém, na semifinal perdeu o acesso para o Itabuna.