Com o péssimo início de temporada, sendo eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste e Campeonato Baiano, muitos acreditavam que o Esporte Clube Vitória não brigaria pelo acesso no Campeonato Brasileiro da Série B. Porém, os comandados de Léo Condé, desde a primeira rodada, vêm provando o contrário. O Leão passou as 14 primeiras rodadas dentro do G-4, e boa parte delas na liderança, saindo apenas na última rodada, porém, com boa chance de retornar.
Em 15 jogos, o Vitória soma 28 pontos (9 vitórias, 1 empate e 5 derrotas). O ataque rubro-negro balançou as redes 24 vezes, com média de 1,60 por jogo. Com isso, o Leão tem o terceiro melhor ataque entre os times das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, ficando atrás apenas de Flamengo, o que mais balançou as redes, e Sport Recife. O Vitória só não marcou gol em quatro jogos: contra Mirassol (0 x 2), Guarani (0 x 1), Criciúma (0 x 1) e Juventude (0 x 1).
O Flamengo soma 26 gols em 13 partidas na Série A, média de dois gols por partida. Já o Sport, marcou 25 em 15 partidas, e a média é de 1,66 gol por jogo. Grêmio e Palmeiras também balançaram as redes 24 vezes cada e tem média de 1,84 por jogo.
Os artilheiros do Vitória na Série B são o zagueiro Wagner Leonardo e o atacante Santiago Trellez, ambos com 4 gols. Em seguida, aparecem Welder, Wellington Nem, Rodrigo Andrade, Osvaldo, Zé Hugo e Léo Gamalho, com 2 gols. Camutanga, Léo Gomes, Gegê e Zeca marcaram uma vez.