Quatro clubes da Série A anunciam novo grupo para criar uma nova liga

Os clubes, que se identificam como posicionados no "centro", afirmaram que havia dois obstáculos.

Foto - CBF / Divulgação

Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco anunciaram na última quinta-feira, por meio de uma nota conjunta, um novo grupo para criar uma nova liga. As equipes fizeram um acordo com o fundo de investimentos americano Serengeti e com a gestora de investimentos brasileira Life Capital Partners (LCP), mas não entraram para a Forte Futebol. Eles informaram que criaram o grupo para “buscar combinar os benefícios econômicos oferecidos pelos financiadores da LFF com as iniciativas de governança que antes pareciam possíveis com a LIBRA”.

 

Os clubes, que se identificam como posicionados no “centro”, afirmaram que havia dois obstáculos para a conciliação entre as equipes da LIBRA e da Liga Forte Futebol (LFF). “O primeiro foi o desejo de manter o status quo na indústria. A outra foi a disputa entre diferentes atores que estão mais preocupados com suas próprias agendas do que com o futuro do futebol no país”.

Veja a nota:

“Acreditamos na unificação do futebol profissional brasileiro, reunindo todos os clubes da Série A e da Série B em uma parceria comum para impulsionar o Brasil como líder global no futebol mundial. Em nossa perspectiva, um diálogo e entendimento aprimorados entre os clubes participantes podem abrir caminho para alcançar nossa visão de unificação e colaboração sus­tentável.

Nos últimos meses, na luta incansável para conciliar as divergências entre a LIBRA e a Liga Forte Futebol, nos deparamos com dois obstáculos fundamentais e difíceis de ultrapassar. O primeiro foi o desejo de manter o status quo na indústria. A outra foi a disputa entre diferentes atores que estão mais preocupados com suas próprias agendas do que com o futuro do futebol no país.

Decidimos nos posicionar de forma independente e respeitosa no centro. É com muita alegria que anunciamos que Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco da Gama formam agora um grupo unificado para firmar um contrato separado com Serenguetti e LCP.

Com a formação do nosso grupo, buscamos combinar os benefícios econômicos oferecidos pelos financiadores da LFF com as iniciativas de governança que antes pareciam possíveis com a LIBRA. No final, descobrimos que se tornou muito mais fácil para nós formar um novo grupo, com uma folha em branco na qual podemos escrever e discutir as regras da nossa nova liga e definir o produto que devemos apresentar ao mundo.

Convidamos todos os clubes a deixarem de lado as divergências históricas e trazerem suas melhores ideias para o centro conosco, em apoio aos princípios de evolução do futebol brasileiro.

Aqui estão nossos princípios para a formação da futura nova liga brasileira:

– A Governança da Liga será exclusivamente responsabilidade dos Clubes, com representação de cada Clube no Conselho de Administração.

– A liderança da Media Co será uma colaboração separada entre a Liga e o Parceiro Financeiro Estratégico

– Implementação do Fair Play Financeiro com ajustes para suprir deficiências dos mecanismos amplamente testados na Europa.

– Estabelecimento de padrões mínimos para instalações e superfícies de jogo, visando atingir a paridade com os mais altos padrões do futebol mundial.

– Gestão direta de oficiais de jogo e árbitros, em colaboração com a CBF, incluindo padrões de educação e responsabilidade.

– Rebaixamento e promoção de apenas 3 clubes por divisão, seguindo o padrão mundial e proporcionando maior estabilidade ao produto brasileiro no mercado.

– Busca e desenvolvimento de tecnologias avançadas para posicionar o Brasil como líder mundial em qualidade da experiência televisiva e eficiência na distribuição global de conteúdo.

– Criação de propriedades comerciais controladas pelos Clubes, a serem explora­das individualmente por cada clube, seguindo o padrão europeu.

– Venda de direitos comerciais e de mídia com valuation apropriado.

Por fim, valorizando nossas conversas com bons amigos de ambos os lados, continuaremos trabalhando incansavelmente para criar uma liga unificada por meio de um diálogo aberto com todos os clubes.

CORITIBA FOOT BALL CLUB

CRUZEIRO SAF

SAF BOTAFOGO

VASCO DA GAMA SAF”

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário