Após passagem pelo futebol francês, vestindo a camisa do Toulouse-FRA, o atacante Rafael Ratão retornou ao futebol brasileiro para vestir a camisa do Esporte Clube Bahia. O jogador, de 27 anos, custou R$ 13,3 milhões aos cofres do Esquadrão, e chega para reforçar o setor ofensivo, podendo atuar tanto pelas pontas, como na função de centroavante, que é uma carência do time.
Natural de São Paulo, Rafael Rogério da Silva, mais conhecido como Rafael Ratão, surgiu nas divisões de base do São Paulo, mas se profissionalizou na Ponte Preta, em 2012. Rodou também no futebol brasileiro por clubes como Penapolense, Boa Esporte, Guaratinguetá, Náutico, Atlético Tubarão, Luverdense, Grêmio Novorizontino e Oeste.
Sua primeira experiência fora do país foi no futebol japonês, defendendo o Albirex Niigata. Teve também uma passagem rápida pelo Chungju Hummel, da Coreia do Sul, e pelo Zorya, da Ucrânia. Na Eslováquia, atuou de 2019 até meados de 2021 pelo Slovan Bratislava, disputando ao todo 86 jogos e marcando 30 gols. Foi contratado pelo Toulouse em setembro de 2021, onde vinha se destacando. Foram 62 jogos, com 19 gols marcados e 6 assistências.
VEJA LANCES DO JOGADOR
- Vitória tem 5 desfalques e um retorno para enfrentar a Ponte Preta
- Ratão fala sobre má fase do Bahia e diz que joga onde Paiva quiser
- São Paulo x Bahia: onde assistir ao jogo pela 17ª rodada da Série A
- São Paulo não terá dupla de ataque titular contra o Bahia; Veja provável time
- Lateral espera “virada de chave” da Ponte Preta diante do Vitória