Neste sábado (10), acontece o primeiro jogo da final do Campeonato Baiano Sub-20. Após eliminar o arquirrival Vitória na semifinal, vencendo os dois jogos (1 a 0 em Pituaçu e 3 a 2 no Barradão), o Esporte Clube Bahia inicia a disputa por mais um título da categoria diante do Jacuipense, às 16h, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, com mando de campo do Leão do Sisal. A partida de volta será realizada no sábado seguinte, dia 17, às 18h, também em Pituaçu.
O Jacuipense vai em busca do título inédito da competição estadual de base, enquanto o Bahia tenta emplacar a quinta taça seguida. O Esquadrão é o maior campeão do Campeonato Baiano Sub-20, com 21 títulos, seguido por Vitória, que tem 16 e não é campeão desde 2017, Ypiranga, com 4, e Atlético de Alagoinhas, com 1.
Para essa partida o técnico Rogério Ferreira conta com os retornos do zagueiro Gerald, que cumpriu suspensão na última partida, e o lateral esquerdo Rafael, recuperado de lesão. Por outro lado, o atacante Lucas Aruba, vetado pelo Departamento Médico, desfalca a equipe.
Mesmo tendo atuado com uma equipe mais jovem na primeira fase, o Bahia chega para essa decisão com a melhor campanha até aqui, com nove triunfos, um empate e duas derrotas, com 22 gols marcados e 11 sofrido. O Jacupa, por sua vez, venceu oito jogos, empatou dois e perdeu outros dois, tendo feito 21 gols e sofrido sete.
A arbitragem desse confronto será de Sávio Oliveira dos Santos, auxiliado por Renan Santos Oliveira e Isadora Brizolara Damasceno Moreira. O 4º árbitro será Marcelo Jesus dos Santos.
- Bahia não perde para o Cruzeiro em Salvador desde 2014; veja retrospecto
- Série B do Baiano tem média de mais de dois gols por jogo
- Cruzeiro tem duas dúvidas para enfrentar o Bahia; Veja provável time
- Com muitos desfalques: Veja o provável Bahia para pegar o Cruzeiro