Bahia e Vasco fazem nesta segunda-feira, às 20h, no Estádio São Januário, o jogo de número 61 na história do confronto, entre Brasileirão, Copa do Brasil e Série B, com vantagem do Bahia, que venceu 24 vezes contra 17 do Vasco. Tivemos também 18 empates. O time baiano marcou 79 gols e sofreu 61. Considerando apenas jogos pela Série A, a vantagem também é do tricolor baiano que venceu 15, perdeu 11 e empatou 17.
Contando apenas partidas disputadas no Rio de Janeiro, o retrospecto é favorável ao Cruzmaltino que venceu 12 contra 8 do Esquadrão, além de 11 empates. Porém, considerando apenas as partidas em São Januário, o histórico é bastante equilibrado. Os times já se enfrentaram 21 vezes no estádio desde 1971, início da competição com o nome de Campeonato Brasileiro, com seis triunfos para cada lado e nove empates.
O último triunfo do Bahia sobre o Vasco em solo carioca foi no dia 7 de setembro de 2019, quando venceu por 2 a 0, em São Januário, pela 18ª rodada da Série A. Os gols foram marcados por Nino Paraíba e Gilberto. Pela Série A, as equipes se enfrentaram pela última vez em 31 de janeiro de 2021, valendo pela edição de 2020, e ficaram no empate sem gols.
O último encontro entre Bahia e Vasco foi no dia 28 de agosto de 2022, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Esquadrão venceu por 2 a 1, na Arena Fonte Nova lotada. Ricardo Goulart (contra) abriu o placar para o Cruzmaltino, mas o Tricolor teve grande atuação e conseguiu a virada com gols de Juan Quintero (contra) e o próprio Ricardo Goulart desta vez marcando a favor para garantiu o triunfo. Os dois times conquistaram o acesso, ao lado de Grêmio e Cruzeiro.
- Jacaré projeta reação do Bahia no Brasileirão: ‘É questão de tempo’
- CEO do City vai se reunir com prefeito e governador para debater projeto do Bahia
- Com dúvidas: veja provável escalação do Bahia para pegar o Vasco
- Vasco terá mudança no meio-campo contra o Bahia; Veja provável time