O Esporte Clube Vitória, contrariando até mesmo aos mais otimistas dos seus torcedores, estreou no Campeonato Brasileiro B, desta temporada, porque não dizer de forma espetacular, derrotando a Ponte Preta de Campinas na ocasião comandada pelo experiente e conhecido técnico Hélios dos Anjos pelo contundente placar de 3 a 0 no Estádio Manoel Barradas, aliás, um resultado que retratou com a devida perfeição a superioridade rubro-negra ao longo dos 90 minutos. Um Vitória com futebol e postura diferentes daquelas apresentadas nos primeiros campeonatos do ano.
O placar da estreia foi potencializado considerando a sucessão de fracassos que o clube vinha acumulando, inclusivamente no atual ano quando foi eliminado precocemente do Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Portanto, estrear diante de mais de 20 mil torcedores no Barradão de forma e maneira convincente abriu um janelão de frente para o mar dando esperança e fortalecendo a fé que o clube finalmente pode ganhar um rumo, se aprumar sob o comando do técnico Léo Condé e encerrar uma maldita sequência de péssimas campanhas nos últimos anos.
Hoje à noite, o Vitória teve mais um desafio, agora atuando fora de casa, e repetiu o placar da estreia agora aplicando 3 a 0 no ABC, dentro do Estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão), em Natal-RN, com gols marcados por Gegê e Léo Gamalho (2x). Com a vitória, o Leão mantém os 100% de aproveitamento na competição e com 6 pontos ocupa a vice-liderança, atrás apenas do Guarani pelo número de gols marcados.
No primeiro tempo, o ABC foi superior e criou duas boas oportunidades com Felipe Garcia, de cabeça. Fábio Lima tentou em chute forte de fora da área, mas o goleiro Lucas Arcanjo fez excelente defesa. O Vitória encontrou muita dificuldade para sair do jogando, e só criou uma chance. Zé Hugo encontrou Osvaldo, que cruzou para Léo Gamalho girar e chutar travado, quase na pequena área. Nos acréscimos do primeiro tempo, Felipe Garcia cometeu falta dura, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o time potiguar com 10.
No segundo tempo, com um homem a mais, o Vitória tomou o controle da partida e apesar de não ter criado muitas oportunidades, chegou ao seu gol aos 30 minutos, com o meia Gegê recebendo de Matheusinho na entrada da área e finalizando com força no canto do goleiro Simão. Aos 34, Léo Gamalho teve a chance de ampliar, na cara do gol, mas carimbou a trave. Aos 36, Matheusinho cabeceou e a bola tocou no braço de Márcio Azevedo. O árbitro marcou o pênalti. Léo Gamalho foi para a cobrança e anotou o segundo do Leão. Aos 46, outro pênalti, agora sofrido por Matheusinho. Léo Gamalho chamou a responsabilidade e anotou o terceiro.
Agora o Esporte Clube Vitória retorna para Salvador e já se prepara para o próximo compromisso, marcado para sexta-feira (28), às 19h, contra o Londrina, no Estádio Manoel Barradas, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Já o ABC volta a campo na quinta-feira (27), mas pelo jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil, contra o Grêmio, em Porto Alegre. Pela Segundona, o time potiguar encara o Ceará no domingo (30), às 18h, no Estádio Frasqueirão.
JOGOS DA 2ª RODADA DA SÉRIE B
SEXTA, 21/04
16h30 – Atlético-GO 2 x 1 CRB
19h00 – Botafogo-SP 1 x 0 Sampaio Corrêa
21h30 – Ponte Preta 1 x 2 Criciúma
SÁBADO, 22/04
11h00 – Tombense 3 x 0 Ituano
16h00 – Avaí 1 x 0 Mirassol
17h00 – Novorizontino x Juventude
18h15 – Ceará 0 x 3 Guarani
DOMINGO, 23/04
15h30 – Chapecoense 3 x 0 Londrina
18h00 – ABC 0 x 3 Vitória
ADIADO
Sport x Vila Nova
- Nordestão 2024 já possui todos os 28 clubes definidos; confira
- Bahia finaliza preparação para enfrentar o Botafogo pela Série A
- Vitor Hugo diz que experiência na Europa ajudará na adaptação ao esquema do Bahia
- “Os candidatos ao acesso na Série B vão começar a aparecer lá pra 10ª rodada”
- Vitória empresta lateral e atacante da base para o Galícia