O Esporte Clube Bahia voltou a conquistar o Campeonato Baiano em 2023, encerrando um jejum de três anos. O último título havia sido em 2020, quando bateu na final o Atlético de Alagoinhas. Em 2021, o Esquadrão parou na semifinal para o Bahia de Feira, enquanto em 2022 foi eliminado precocemente na primeira fase. Esse ano, o Tricolor liderou a primeira fase, eliminou o Itabuna na semifinal e conquistou o Estadual derrotando na decisão o Jacuipense (empate em 1 a 1 em Riachão do Jacuípe e triunfo por 3 a 0 neste domingo na Arena Fonte Nova).
Com 92 de fundação, o Esquadrão conquista o seu 50º título estadual, ou seja, tem um aproveitamento de 54% das taças disputadas. O Esporte Clube Bahia se tornou o segundo time do futebol brasileiro a alcançar a marca de 50 títulos estaduais. O primeiro clube foi o ABC, que conquistou sua 50ª taça em 2008. Maior campeão estadual do Brasil, o clube de Natal possui um total de 57 conquistas do Campeonato Potiguar.
O título do Campeonato Baiano vem para amenizar um pouco o vexame do Bahia na Copa do Nordeste, onde caiu na primeira fase com a pior campanha de sua história. A queda no valorizado Regional fez com que a pressão aumentasse em cima do trabalho do técnico Renato Paiva. Desta forma, o Baianão se tornou ainda mais obsessão e obrigação. O Bahia encerrou o Estadual com 9 triunfos, 1 empate e 3 derrotas em 13 jogos disputados. Foram 20 gols marcados e 12 sofridos. O artilheiro do time foi Everaldo, com 6 gols.
CONFIRA A CAMPANHA DO BAHIA NO BAIANÃO 2023
PRIMEIRA FASE
Bahia 3 x 1 Juazeirense
Jacuipense 0 x 1 Bahia
Bahia 2 x 1 Atlético de Alagoinhas
Jacobinense 1 x 0 Bahia
Bahia 1 x 0 Vitória
Barcelona de Ilhéus 1 x 2 Bahia
Bahia 2 x 1 Bahia de Feira
Doce Mel 0 x 1 Bahia
Itabuna 4 x 0 Bahia
SEMIFINAL
Itabuna 1 x 0 Bahia
Bahia 4 x 1 Itabuna
FINAL
Jacuipense 1 x 1 Bahia
Bahia 3 x 0 Jacuipense
- Elenco e técnico do Bahia dedicam título a assessor que luta contra o câncer
- Paiva valoriza título estadual, avalia trabalho e exalta torcida do Bahia
- Jeam diz que Jacuipense sai de cabeça erguida: “Não é demérito perder pro Bahia”
- Final entre Bahia e Jacuipense bate recorde de público da Fonte Nova em 2023
- Craque das finais, Everaldo divide artilharia do Baianão com Cesinha