Série A pode ter recorde de técnicos portugueses em 2023

Esporte Clube Bahia anunciou Renato Paiva, que começou no Benfica.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Na última semana, o Cruzeiro anunciou o técnico português Pedro Miguel Marques, conhecido como Pepa, para substituir o uruguaio Paulo Pezzolano, responsável pelo acesso do time mineiro na Série B do ano passado. Com isso, o Campeonato Brasileiro da Série A tem agora oito treinadores portugueses entre os 20 comandantes, o que seria um recorde histórico caso todos eles cheguem na competição ainda em seus cargos.

 

Entre esses oito técnicos, está Renato Paiva, que assumiu o comando do Esporte Clube Bahia após a chegada do City Football Group. O treinador começou no Benfica, e passou por Independiente del Valle, do Equador, e Club León, do México. Os outros são: António Oliveira (Coritiba), Abel Ferreira (Palmeiras), Ivo Vieira (Cuiabá), Luís Castro (Botafogo), Pedro Caixinha (Bragantino) e Vítor Pereira (Flamengo).

O destaque vai para Abel Ferreira, do Palmeiras, que é o treinador mais longevo da Série A, tendo completado agora em março dois anos e quatro meses no cargo. Nesse período, conquistou no Verdão um título do Campeonato Paulista, uma Copa do Brasil, duas Copas Libertadores, uma Recopa Sul-Americana e um Campeonato Brasileiro.

Assim como Pepa, Renato Paiva terá sua primeira experiência na Série A do Brasileirão, mesmo caso de Pedro Caixinha, sucessor do brasileiro Mauricio Barbieri no Red Bull Bragantino, e Ivo Vieira, que substitui o compatriota António Oliveira no Cuiabá.

Contando com os argentinos Eduardo Coudet (Atlético-MG) e Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza), a Série A conta com 10 técnicos estrangeiros ao todo. Confira a lista com todos os técnicos da Série A 2023:

América-MG: Vagner Mancini
Athletico-PR: Paulo Turra
Atlético-MG: Eduardo Coudet (Argentina)
Bahia: Renato Paiva (Portugal)
Botafogo: Luís Castro (Portugal)
Bragantino: Pedro Caixinha (Portugal)
Corinthians: Fernando Lázaro
Coritiba: António Oliveira (Portugal)
Cruzeiro: Pepa (Portugal)
Cuiabá: Ivo Vieira (Portugal)
Flamengo: Vítor Pereira (Portugal)
Fluminense: Fernando Diniz
Fortaleza: Juan Pablo Vojvoda (Argentina)
Goiás: Guto Ferreira
Grêmio: Renato Portaluppi
Internacional: Mano Menezes
Palmeiras: Abel Ferreira (Portugal)
Santos: Odair Hellmann
São Paulo: Rogério Ceni
Vasco: Maurício Barbieri

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário