Por pura incompetência, o Esporte Clube Bahia faz certamente sua pior campanha na história da Copa do Nordeste e caminha para amargar a eliminação na primeira fase pelo segundo ano seguido. Na última edição, o Esquadrão terminou na 2ª colocação do Grupo B, com 13 pontos, um abaixo do 4º colocado CRB. Foram 4 triunfos, 1 empate e 3 derrotas, 18 gols marcados e 11 sofridos. Em 2023, em seis partidas, somou apenas 5 pontos, com um triunfo, dois empates e três derrotas, 5 gols marcados e 14 sofridos.
Nesta terça-feira (14), às 21h30, o Esporte Clube Bahia enfrenta o Fluminense-PI, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina-PI, pelo encerramento da penúltima rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. O Tricolor precisa vencer para seguir com chances (ainda que pequenas) de se classificar para o mata-mata. Se perder ou empatar, estará matematicamente eliminado.
O Esquadrão tem cinco a menos que Sergipe (3º) e Náutico (4º), que já entraram em campo na rodada e somam 10 pontos. Com isso, precisa vencer nesta terça para diminuir a distância de cinco para dois pontos, chegando na última rodada precisando de uma combinação para terminar no G-4.
Na última rodada, o Bahia precisa vencer o CRB na Arena Fonte Nova e torcer por derrota do Sergipe em Acaraju diante do já eliminado Sampaio Corrêa ou do Náutico dentro dos Aflitos para o já classificado Ferroviário. Em caso de empate de um dos concorrentes, o Esquadrão vencendo vencendo iguala os 11 pontos, porém, como tem saldo negativo de 9 gols, precisaria de um milagre para se classificar.
No Grupo A já temos todos os classificados definidos com antecedência. Sport (1º com 15 pontos), Fortaleza (2º com 15), Ferroviário (3º com 13) e CRB (4º com 13) já garantiram vaga nas quartas de final. Sampaio Corrêa, Atlético de Alagoinhas, Vitória e Fluminense-PI foram eliminados.
No Grupo B, o Ceará (líder com 13 pontos) já está classificado. As outras três vagas estão ficando com ABC (2º com 11), Sergipe (3º com 10) e Náutico (4º com 10), que dependem apenas de si na última rodada. Porém, Santa Cruz, CSA e Bahia ainda têm chances de classificação, mas correm por fora.
- Bahia tem a pior média defensiva entre os times da Série A; veja o ranking
- Vitória inicia intertemporada visando estreia no Brasileiro da Série B
- Atacante do Vitória projeta Série B equilibrada: “Precisamos nos preparar”
- Cogitado no Bahia, Gregore sofre grave lesão em jogo nos EUA
- Veja a provável escalação do Bahia para enfrentar o Fluminense-PI
- Impasse entre Ligas atrapalha avanço do Futebol Brasileiro