Ex-jogador do Vitória é denunciado com mais 13 pessoas por suposto esquema de manipulação de resultados

Ygor Catatau teve passagem pelo Esporte Clube Vitória em 2021, disputando 27 jogos e marcando 3 gols.

Foto: Divulgação/Sampaio Corrêa

O Ministério Público de Goiás denunciou 14 pessoas que estariam envolvidas em um suposto esquema de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro da Série B do ano passado. Oito delas são jogadores, um deles o atacante Ygor Catatau, que teve passagem pelo Esporte Clube Vitória em 2021, disputando 27 jogos e marcando 3 gols. Após deixar o Leão, o atleta já defendeu Mumbai (Índia), Madureira, Sampaio Corrêa e atualmente está no Sepahan (Irã).

A operação “Penalidade Máxima” revelou esquema de combinação de resultados em pelo menos três partidas da última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Vila Nova x Sport, Sampaio Corrêa x Londrina e Criciúma x Tombense foram os jogos apontados por suspeita de manipulação de resultados. Os apostadores faziam contato com intermediários que faziam contatos com jogadores para que participassem do esquema, que consistia em que os atletas cometessem pênaltis durante o primeiro tempo das partidas para que tais apostas garantissem lucro aos envolvidos.

A acusação sobre Ygor Catatau é referente ao jogo Sampaio Corrêa x Londrina, onde cinco jogadores do time maranhense teriam combinado entre si, para cometer um pênalti. Neste jogo, Catatau fez 2 gols e sua equipe venceu por 2 a 1 de virada. Caso a acusação se confirme, a pena para esse crime é de 2 a 6 anos de prisão, além de multa.

Além de Catatau, foram Gabriel Domingos (segue no Vila Nova), Joseph (estava no Tombense), Mateusinho (hoje no Cuiabá), André Queixo (hoje no Ituano), Allan Godói (segue no Sampaio Corrêa), Ygor Catatau (hoje em clube do Irã), Paulo Sérgio (hoje no Operário-PR) e Romário (estava no Vila Nova, hoje sem clube).

Diante das acusações, existe a possibilidade de ser instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso. De acordo com a ESPN, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-LA) recebeu um pedido de abertura de CPI para investigar os casos de manipulação que foram detectados na Operação Penalidade Máxima.Quem protocolou o pedido foi o deputado Felipe Carreiras (PSB-PE), que já conta com 205 assinaturas pedindo a abertura da comissão, número acima do mínimo necessário (171).

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário