O Esporte Clube Bahia anunciou na manhã desta sexta-feira a 13ª contratação para a temporada 2023. Trata-se do meia Cauly Oliveira, de 27 anos, que estava atuando no Ludogorets Razgrad, da Bulgária, e assina com o Esquadrão até o final de 2026. No ex-clube, ele foi companheiro do lateral-direito Cicinho e conquistou cinco títulos. O Tricolor não revela os valores da negociação, mas segundo informações, o jogador custou 2,3 milhões de euros (cerca de R$ 12,6 milhões).
Na atual temporada, o meia marcou 7 gols e deu 6 assistências em 29 jogos (22 como titular). Ele foi titular em todos os jogos do time na Europa League. Inclusive, ficou como segundo colocado no ranking de jogadas ofensivas criadas na Europa League 2022/2023, atrás apenas do português Bruno Fernandes, do Manchester United.
Natural de Porto Seguro (BA), Cauly Oliveira Souza fez toda a carreira na Europa. Surgiu nas divisões de base do FC Köln, da Alemanha, e passou também por SC Fortuna Köln, MSV Duisburg e SC Paderborn 07 no futebol alemão. Em 2019, se transferiu para o Ludogorets Razgrad, da Bulgária, onde atuou nas últimas quatro temporadas, com 114 jogos disputados, 26 gols marcados e 8 assistências, segundo dados do Ogol.