Bahia denuncia publicação racista contra atacante no Twitter e registra BO

O Esquadrão informou que denunciou ao Twitter e a mensagem de ódio foi apagada.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O Esporte Clube Bahia usou as redes sociais nesta segunda-feira (30) para condenar uma publicação racista contra o atacante Kayky, autor do gol do triunfo por 1 a 0 no clássico Ba-Vi do último domingo, na Arena Fonte Nova, pela 5ª rodada do Campeonato Baiano. O Esquadrão informou que denunciou ao Twitter e a mensagem de ódio foi apagada, além disso, registrou um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil da Bahia.

 

“Racismo e injúria racial são crimes imprescritíveis e inafiançáveis. Fizemos a denúncia junto ao Twitter e a mensagem de ódio de um torcedor adversário foi apagada -mas o print é eterno. Conta igualmente denunciada e boletim de ocorrência realizado junto à Polícia Civil da Bahia.”, postou o Bahia.

O responsável pela publicação pegou a foto da comemoração do atacante Kayky no clássico Ba-Vi e fez uma montagem colocando uma imagem de um macaco. Após a repercussão, a conta foi excluída.

Vale lembrar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no dia 12 de janeiro a Lei 14.532, de 2023, que equipara o crime de injúria racial ao de racismo, aumentando a pena de um a três anos para de dois a cinco anos de reclusão. Enquanto o racismo é entendido como um crime contra a coletividade, a injúria é direcionada ao indivíduo.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário