Bahia anuncia nova comissão técnica e confirma três saídas

estão deixando o Bahia o coordenador de futebol Renê Marques, o treinador de goleiros Rogério Lima e o auxiliar técnico Bruno Lopes

Foto: Divulgação/Bahia

Neste domingo (11), o Esporte Clube Bahia confirmou mais três saídas em meio ao processo de transformação para a Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Deixam o clube o coordenador de futebol Renê Marques, o treinador de goleiros Rogério Lima e o auxiliar técnico Bruno Lopes. A diretoria tricolor agradeceu a dedicação, profissionalismo e serviços prestados, além dos resultados conquistados, e desejou sorte nos próximos desafios. Além disso, o Esquadrão anunciou a nova comissão técnica que chega junto com o técnico Renato Paiva. Serão cinco novos integrantes, quatro portugueses e um espanhol. Conheça os profissionais:

 

Nuno Presume – Auxiliar Técnico
O auxiliar de 53 anos iniciou a carreira no Cartaxo-POR e também acumula passagens por outras equipes portuguesas como Olhanense, Carregado, União de Santarém, Fátima, Riachense e Portomosense. A partir de 2018 passou a integrar a comissão do treinador José Pereiro, com quem trabalhou no Vitória de Guimarães-POR (2017/18) e no Sporting-POR (2018/19), além da seleção da Venezuela, onde esteve entre os anos de 2020 e 2021.

Ricardo Dionisio – Auxiliar Técnico
O profissional de 40 anos esteve com Renato Paiva nos últimos trabalhos do técnico como no Independiente del Valle-EQU e no Club León-MEX. Ricardo foi preparador físico ou auxiliar dos principais clubes portugueses como Benfica, Porto, Sporting e Braga. Também já atuou como treinador no Stade Nyonnais e no Sion, ambos da Suíça. Esteve ainda no Servette (Suíça), no Al Wahda (Emirados Árabes) e no Al Ahly (Egito) como preparador físico e auxiliar.

Antonio Bores Cerezal – Preparador Físico
Doutor em Ciências da Atividade Física e do Esporte, Mestre em Alto Rendimento em Força e Condicionamento Físico e também Mestre em Alto Rendimento Esportivo. Autor de inúmeros artigos científicos e livros no âmbito das Ciências do Esporte. Ex-preparador físico da Seleção Espanhola de Futsal entre 2008 e 2017. Também atuou como preparador físico e chefe de Performance no Independiente del Valle-EQU, no Universidad de Chile-CHI e no León-MEX, além de alguns clubes da Espanha e do Catar.

Rui Tavares – Treinador de Goleiros
O português de 43 anos já trabalhou em diversos clubes e países como Olhanense (Portugal); Tractor Sazi, Zobahan FC e Sepahan FC (Irã); Khorfakkan FC (Emirados Árabes Unidos); Independiente del Valle (Equador); e Léon (México).

David Pereira – Analista de Desempenho
Com Licenciatura e Mestrado no curso de Treino Esportivo e especialização no Futebol, o profissional de 40 anos também possui a acreditação B da UEFA. Esteve no Benfica entre os anos de 2007 e 2018, quando teve a oportunidade de trabalhar com diversos brasileiros como os goleiros Ederson e Júlio César, o volante Ramires, o atacante Jonas, além do meia revelado pelo Esquadrão, Anderson Talisca. No fim de 2018 seguiu para o futebol chinês, onde foi o responsável por criar e coordenar o Departamento de Análise de Desempenho do Sandong Luneng Taishan. Ficou até junho de 2020. Depois passou a integrar a comissão técnica de Renato Paiva no Independiente del Valle-EQU e no Club León-MEX.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário