Catar x Equador abre a 22ª edição da Copa do Mundo neste domingo

De volta ao Mundial após ficar ausente na edição da Rússia, em 2018, o Equador fará pela primeira um jogo de abertura.

Foto: Divulgação/ SC Qatar 2022

Neste domingo (20), começa 22ª edição da Copa do Mundo do Catar, e o jogo de abertura será entre a seleção anfitriã e o Equador, às 13h, no Estádio Al Bayt, em Al Khor, válida pelo Grupo A. O Catar disputa o Mundial pela primeira vez e tenta não repetir a África do Sul, única anfitriã a cair na fase de grupos, em 2010. O Grupo A conta também com Holanda e Senegal, que são favoritas a ficar com as vagas na chave. De volta ao Mundial após ficar ausente na edição da Rússia, em 2018, o Equador fará pela primeira um jogo de abertura.

 

A abertura será conduzida pelo cantor sul-coreano Jung Kook, da banda de k-pop BTS, e o cantor catari Fahad Al-Kubaisi. O evento está marcado para começar às 17h40 (horário local), 11h40 no horário de Brasília. A bola rola para Catar e Equador às 13h (de Brasília). “O tema da cerimônia de abertura é a união de toda a raça humana, interligando diferenças através da humanidade, do respeito e da inclusão. O futebol permite nos unir como uma única tribo, e a Terra é a tenda em que todos nós vivemos”, informou a Fifa.

A Copa do Mundo, que ocorre a cada quatro anos, com exceção de 1942 e 1946, quando não foi realizada por conta da Segunda Guerra Mundial, teve início em 1930 com sede no Uruguai e vencido pelo anfitrião derrotando na final a Argentina. Apenas oito países foram campeões mundiais até hoje. O Brasil, a única seleção a ter jogado em todas as competições, é o maior campeão com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), seguido por Alemanha e Itália, com 4 taças, Argentina, França e Uruguai, com 2, e Espanha e Inglaterra, com 1.

As 32 seleções são divididas em em oito grupos com quatro equipes em cada. Serão três jogos para cada seleção, e as duas melhores de cada chave, ou seja, 16 no total, avançam às oitavas de final. A partir daí, todos os jogos são disputados em confronto eliminatório, no qual o vencedor passa de fase (oitavas, quartas, semis e final). Se um jogo terminar empatado, a decisão vai para a prorrogação, e depois pênaltis.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário