Com eliminação do Fortaleza, Bahia segue sendo o único nordestino a chegar nas quartas da Libertadores

Apenas o Bahia superar o Leão do Pici nas trajetórias de clubes nordestinos na competição continental

Foto: Juan Mabromata / AFP

O Fortaleza se despediu da Copa Libertadores da América na última quinta-feira, depois da derrota por 3 a 0 para o Estudiantes, na Argentina. No entanto, a trajetória do Leão do Pici pode ser considerada de Gigante. Atrás do Bahia, que alcançou as quartas de final em 1960 e em 1989, o time cearense assumiu o posto de segunda melhor campanha na história da competição continental entre os clubes nordestinos. Além disso, o Fortaleza foi o primeiro time nordestino a disputar a Libertadores garantindo vaga direta pela Série A na era dos pontos corridos.

 

Na fase de grupos, a equipe de Juan Pablo Vojvoda terminou na vice-liderança do Grupo F, com 10 pontos. O rendimento acumulou três vitórias, um empate e duas derrotas em seis jogos disputados. Antes do revés de ontem, dentro de casa, o Tricolor do Pici empatou em a 1 a 1 com o Estudiantes.

Por consequência de assumir a segunda melhor campanha, o Fortaleza divide a colocação no pódio da ‘Liberta’ com o Sport. Em 2009, o Leão da Ilha alcançou as oitavas de final. O top-3 é composto ainda pelo time pernambucano, em 1988, que parou na fase de grupos, e pelo Náutico (1968).

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário