Com o péssimo rendimento fora de casa, o Esporte Clube Bahia tem a Arena Fonte Nova como o grande trunfo nesta Série B do Campeonato Brasileiro, inclusive, entrou em campo defendendo um aproveitamento de 100% como mandante na competição, e na tarde deste sábado (04), empurrado por mais de 33 mil torcedores, o Esquadrão fez uma péssima partida no primeiro tempo e foi para o intervalo perdendo por 1 a 0 e com um jogador a menos, mas correu atrás do prejuízo na etapa final e conseguiu arrancar uma virada heroica, de virada por 2 a 1, com dois gols marcados pelo atacante Matheus Davó, o segundo deles nos acréscimos, horando a mística tricolor. Destaque para a grande atuação do goleiro Danilo Fernandes, com defesas providenciais.
Com o triunfo importantíssimo, o Bahia chegou aos 19 pontos e assumiu a vice-liderança da Série B, ultrapassando Vasco e Sport, ficando atrás apenas do Cruzeiro, que lidera com 25 pontos. Já o Criciúma segue com 10 pontos na 15ª colocação, e permanece sem vencer fora de casa na Série B e também sem vencer o Bahia em Salvador.
No primeiro tempo, o Bahia foi um show de horrores, errando de tudo, passes bobos, finalizações e até mesmo cobrança de lateral, não conseguindo levar perigo uma vez sequer ao adversário. Já o Criciúma aos poucos foi gostando do jogo, crescendo em campo e criou as melhores oportunidades. O gol era uma questão de tempo e aos 36 minutos, Marquinhos Gabriel tabelou com Caio Dantas e finalizou da entrada da área, abrindo o placar. A situação, que já não era boa, piorou aos 45 com a expulsão do zagueiro Ignácio, que fez falta dura em Caio Dantas e levou o 2º amarelo. Vaias merecidas da torcida após o fim da primeira etapa.
Para o segundo tempo, o Bahia voltou com quatro mudanças (Didi, Mugni, Rildo e Davó entraram nos lugares de Rodallega, Rezende, Jacaré e Raí). Mesmo com um jogador a menos, o Esquadrão foi para o tudo ou nada, e aos 14 minutos, Djalma lançou para Mugni, que serviu Davó para marcar de cabeça. O defensor tentou tirar a bola, mas ela ultrapassou a linha. O gol animou o time baiano, que foi em busca da virada, mas também deixou espaços atrás, e só não levou o segundo gol graças ao goleiro Danilo Fernandes, que fez defesas providenciais. Mas aos 49, Matheus Davó brilhou novamente e marcou após cruzamento de Rildo, incendiando a Fonte Nova.
Na sequência da competição, o Esporte Clube Bahia terá um novo compromisso em Salvador. Na próxima quarta-feira (08), às 21h30, na Arena Fonte Nova, o Esquadrão enfrenta o Sport, um concorrente direto na disputa pelo acesso, em duelo válido pela 11ª rodada da Série B do Brasileiro. O Tricolor só volta a jogar fora de casa no dia 11 de junho, contra o Operário, às 18h30, em Ponta Grossa. Já o Criciúma encara o Sampaio Corrêa, na terça-feira (07), às 20h30, no Estádio Heriberto Hülse.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 2 X 1 CRICIÚMA
BRASILEIRO DA SÉRIE B (10ª RODADA)
LOCAL: Arena Fonte Nova, em Salvador
DATA E HORA: 04/06/2022 (sábado), 16h30
ÁRBITRO: Marcelo de Lima Henrique (CE)
ASSISTENTES: Nailton Junior de Sousa Oliveira e Renan Aguiar da Costa (ambos do CE)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
GOLS: Marquinhos Gabriel (Criciúma) / Matheus Davó (2x) (Bahia)
BAHIA
Danilo Fernandes; Douglas Borel, Ignácio, Luiz Otávio e Djalma; Rezende, Patrick e Daniel; Raí, Vitor Jacaré e Rodallega. Técnico: Guto Ferreira.
CRICIÚMA
Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Rayan e Marcelo Hermes; Rômulo, Arilson, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Rafael Bilu e Caio Dantas. Técnico: Cláudio Tencati.