Com novo formato em 2022, clubes projetam valorização da Série C

Principal mudança do formato de disputa da competição é as partidas em turno único entre todos os clubes participantes

FOTO: JF PIMENTA / JORNAL TRIBUNA

A transformação do formato de disputa da Série C do Campeonato Brasileiro 2022 vai entrar em vigência a partir de 9 de abril. Com mudanças como o enfrentamento entre os 20 clubes em turno único, com 19 rodadas na primeira fase, e, consequentemente, a retirada da divisão regional, a Terceira Divisão aparece como ponte de retorno financeiro superior às edições dos últimos anos. Participante do campeonato, assim como o Vitória, o Botafogo-SP enxerga como positiva a mudança sobretudo pela possibilidade de negociações de patrocinadores.

 

“As modificações eram necessárias. Agora, os times envolvidos terão uma nova oportunidade para negociação de cotas de patrocínios e direitos de TV. Além disso, teremos um calendário competitivo e igualitário para buscar nosso principal objetivo na temporada, que é o retorno à segunda divisão”, comentou o gestor da Botafogo S/A de Ribeirão Preto, Adalberto Baptista.

Em síntese, a alteração na formatação da Série C foi decidida em votação aberta na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Enquanto doze clubes votaram a favor da transformação, oito votaram contra, incluindo o Leão da Barra, que agregou aos posicionamentos de todas as outras equipes nordestinas, com exceção do Confiança, de Sergipe. Com a modificação, o torneio tem previsão para ser encerrado no dia 9 de outubro.

“A escolha da maioria foi acolhida por todos. A Série C ganha mais datas, mais atratividade e isso é fruto da união da CBF, das Federações Estaduais e dos clubes em busca da melhor solução para todos”, declara o presidente em exercício da entidade máxima do futebol brasileiro, Ednaldo Rodrigues.

Para o diretor de esportes do Cartão de TODOS, empresa patrocinadora de Remo e Paysandu, Fabrício Toth, a Terceirona passa a ser um aliado na colaboração de acordos com novos patrocinadores.

“A nossa inserção no Pará começou com os patrocínios a Remo e Paysandu. Os dois clubes reúnem milhares de torcedores no estado. Durante as nossas ativações, o engajamento dos paraenses com os produtos foi algo marcante, além de ser um local que respira futebol, fatores muito importantes e que fazem grande diferença para os negócios darem certo”, avalia o executivo.

Atuante na divisão no ano passado, o Papão da Curuzu contou com o auxílio da própria torcida para realizar as manutenções no centro de treinamento do clube. Além disso, em parceria com a Multimarcas, o “Consórcio do Papão” comercializou cotas de créditos específicos para os torcedores bicolores.

“Para atingir o maior número de fãs, temos que buscar iniciativas para movimentar a parceria entre clube e patrocinador. O uniforme é um grande ativo, mas não podemos trabalhar apenas com esse modo de ativação, diversas ações fora das quatro linhas podem atingir garantias financeiras importantes para ambas as partes”, aponta Fernando Lamounier, diretor de marketing da Multimarcas.

O novo formato da Terceira Divisão impõe a classificação das oito melhores equipes para a segunda fase, repartida em dois quadrangulares. Os quatro times com mais pontuação conquistam a classificação para a Série B do Brasileiro 2023. Por fim, os cabeças de chave de cada grupo competem pelo título da competição.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário