Vitória e 19 clubes devem definir grupos e formato da Série C nesta quinta

Dificuldade da divisão de grupos é em função da distribuição geográfica dos times nesta temporada

A disputa da Série C do Campeonato Brasileiro nas temporadas 2022 e 2023 será discutida pelos 20 clubes da competição na próxima quinta-feira (6). O encontro entre as agremiações da Terceira Divisão tem como proposta definir a divisão dos grupos nesta temporada, assim como oficializar o modelo de disputa do certame no ano seguinte.

 

Uma das pautas da reunião visa solucionar a dificuldade da distribuição geográfica dos clubes que compõe a competição neste ano. No geral, são nove equipes do Nordeste, entre eles Vitória e Confiança, recém-rebaixados, três times do Norte, um do Centro-Oeste, três do Sudeste e quatro do Sul. Nessa perspectiva, há algumas possibilidades de formulação dos grupos.

Em uma delas, os nove times do Nordeste e o único do Centro-Oeste ficariam na Chave A, e os do Norte, Sul e Sudeste se agrupariam na Chave B. Por outro lado, existe também a alternativa dos três do Norte se juntar com os sete clubes do Nordeste, onde Confiança e Vitória ficariam no Grupo B. Ainda assim, há possibilidade dos grupos serem sorteados.

Para 2023, a Série C pode ser disputada no sistema de pontos corridos, proposta levantada antes da virada do ano, pela Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF). No entanto, caso seja aprovada, a alteração passaria a valer somente no próximo ano, visto que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já fechou o calendário da competição desta temporada com 26 datas.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário