Dos oito rebaixamentos do Vitória, seis aconteceram no Barradão

Dos oito rebaixamentos do Vitória, seis aconteceram no Barradão

Estádio Manoel Barradas sediou as quedas do Leão da Barra em 2004, 2005, 2010, 2014, 2018 e 2021

Dos oito rebaixamentos do Vitória, seis aconteceram no Barradão
Vitória x Vila Nova, pela 38ª rodada da Série B 2021.

Com 122 anos de fundado, o Esporte Clube Vitória escolheu o Estádio Manoel Barradas (Barradão) como o palco de seus marcos na história do futebol brasileiro. Contudo, apesar de sediar vários títulos e jogos marcantes do Leão da Barra, o Barradão hospedou também diversos momentos tristes da torcida rubro-negra. Somente na atual temporada, os milhares de torcedores assistiram a eliminação da Pré-Copa do Nordeste 2022 e do Campeonato Baiano 2021, e o rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro 2022.

 

Nesse sentido, um fato ainda mais trágico assusta o repertório do estádio: a quantidade de quedas do clube. Ao todo, o Vitória sofreu seis dos oito rebaixamentos de sua história no Estádio Manoel Barradas. Somente nos anos 1982 e 1991, os rebaixamentos ocorreram na Fonte Nova, já que em 2004, 2005, 2010, 2014, 2018 e 2021 todos aconteceram no Barradão.

Acima de tudo, no primeiro rebaixamento, há 17 anos, o Leão caiu após completar 12 temporadas seguidas disputando a elite do futebol nacional. Na ocasião, quem fez a vítima foi a Ponte Preta, que bateu o time baiano, por 2 a 1.

Um ano depois, o Rubro-Negro viu nascer a disputa da Terceira Divisão, à época, a última etapa do futebol nacional. O jogo ainda ficou marcado pelo empate com a Portuguesa, por 3 a 3, mas que, no entanto, de nada serviu, já que o CRB marcou dois tentos diante do Criciúma após o apito final no Barradão, sacramentando o rebaixamento do Vitória.

Por fim, apesar do mais recente rebaixamento, um dos marcantes na história do clube pode ser nomeado como: 2018. Após encerrar a temporada anterior àquele ano com revés para o Flamengo, em solo baiano, com direito a um gol do Fla nos acréscimos, o Leão contou com a ‘parceria’ da Chapecoense que, diante do Coritiba, marcou um gol nos acréscimos, livrando o Vitória do rebaixamento. Todavia, a estratégia da gestão desandou no ano posterior, quando a mesma Chape empatou com o Corinthians, se garantiu no Brasileirão e empurrou o Rubro-Negro para a Segundona.

Deixe seu comentário

Autor(a)

mm

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com