O Esporte Clube Bahia começa a partida desta noite contra o Atlético-MG, no Estádio Roberto Santos (Pituaçu), em desvantagem, com um pé fora da Copa do Brasil. No entanto, um fator pode ser a válvula de escapa para oxigenar o elenco tricolor. Somente em 2003, nos últimos anos, o Galo bateu o Tricolor. Na ocasião, o time mineiro venceu a equipe tricolor pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021, por 4 a 2.
De lá para cá, os duelos terminaram empatados em sete oportunidades e um deles terminaram com o triunfo do Esquadrão de Aço, por 3 a 1. A máxima será colocada em xeque nesta quarta-feira (4), às 21h30, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana (BA), pelo jogo de volta das oitavas de final do torneio.
Contudo, na temporada atual, o Alvinegro tem sido um visitante incomodo. No geral, o clube de Belo Horizonte soma 9 vitórias, um empate, e duas derrotas, contabilizando torneios nacionais e continentais. Acima de tudo, esses números que geram 77,7% de aproveitamento atuando longe do Mineirão. Em termo de gols, o Atlético-MG marcou 14 e sofreu sete.
Invencibilidade do Atlético-MG e retrospecto contra o Bahia
Outro detalhe trata-se da sequência do Galo nos jogos mais recentes. Com dez partidas de invencibilidade, o último revés da equipe aconteceu no dia 27 de junho. Na ocasião, o time mineiro perder para o Santos, por 2 a 0, no Estádio Vila Belmiro. Já o Bahia está com jejum de triunfos há cinco partidas.
Por fim, o retrospecto do Alvinegro diante do Tricolor é favorável a equipe visitante da partida de hoje. Em suma, são 22 vitórias para o time comandando, atualmente, por Cuca, 18 empates e 13 triunfos para a equipe treinada, atualmente, por Dado Cavalcanti. Por outro lado, somente na capital baiana, são sete triunfos para o Esquadrão de Aço, 13 empates e seis vitórias para o Galo.