Vindo de uma sequência de quatro derrotas, sendo três pelo Brasileirão e uma pela Copa do Brasil, sofrendo onze gols e não marcando nenhum, o Esporte Clube Bahia entrou em campo na noite deste domingo pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A bastante pressionando pela sequência negativa e mesmo enfrentando o desfalcado Sport dentro do Estádio de Pituaçu, fracassou novamente, perdendo por 1 a 0 com gol de Mikael nos minutos finais, chegando ao quinto jogo seguido sem vencer e sem marcar gol (exatos 450 minutos), aumentando a pressão sobre o técnico Dado Cavalcanti.
Com o resultado, o Bahia segue com 17 pontos e cai para a 10ª colocação, sendo ultrapassado pelo Santos que venceu a lanterna Chapecoense. Já o Sport com os 3 pontos somados se mantém fora da zona de rebaixamento, na 15ª colocação, com 14 pontos, recolocando o São Paulo no Z4. Essa foi a terceira vitória do Sport fora de casa na Série A e o terceiro jogo seguido sem perder.
Em três minutos de bola rolando, o Bahia chegou duas vezes com Gilberto mandando por cima do gol, porém, depois começou a levar um sufoco do time pernambucano que cresceu na partida e chegou muito mais perto de abrir o placar, criando as melhores oportunidades, uma delas com José Welison exigindo boa defesa do goleiro Danilo Fernandes e depois com Paulinho Moccelin parando na trave. Thiago Lopes também assustou finalizando na rede pelo lado de fora. O Esquadrão abusou dos erros de passe, encontrou muitas dificuldades para criar jogadas de ataque e teve sua melhor chance nos pés de Gilberto aos 43, perdendo cara a cara com o goleiro Mailson.
No segundo tempo, o Bahia seguiu abusando dos erros de passe, mas jogando com mais agressividade e pressionando o Sport. Em menos de 20 minutos, criou boas chances com Rossi, perdendo de cara para o goleiro, com o argentino Conti desperdiçando uma oportunidade claríssima sozinho debaixo da trave, mandando por cima do gol, além de Matheus Bahia e Patrick de Lucca que também tiveram chance de balançar a rede. O Tricolor seguiu martelando de tudo que é jeito em busca do gol, mas não teve competência e eficiência, enquanto o Sport na única chance que teve marcou aos 43 minutos com o atacante Mikael.
O próximo compromisso do Bahia é na quarta-feira (04), diante do Atlético-MG, às 21h30, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Nos primeiros 90 minutos, o Esquadrão perdeu por 2 a 0 no Mineirão, e agora precisa derrotar o Galo por três gols de diferença para avançar no tempo normal ou por dois gols para decidir a vaga nos pênaltis. Pela Série A, o Tricolor volta a jogar no sábado (07), às 21h, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, em Mato Grosso.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 0 X 1 SPORT
BRASILEIRO DA SÉRIE A (14ª RODADA)
LOCAL: Pituaçu, em Salvador
DATA E HORA: 01/08/2021 (domingo), às 18h15
ÁRBITRO: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
ASSISTENTES: Cristhian Passos Sorence e Leone Carvalho Rocha (ambos de GO)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
GOL: Mikael (Sport)
BAHIA
Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Luiz Otávio, Conti e Matheus Bahia; Jonas (Galdezani), Patrick (Maycon Douglas) e Daniel; Rossi (Óscar Ruiz), Rodriguinho (Ronaldo) e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.
SPORT
Mailson; Hayner, Rafael Thyere, Sabino e Chico; José Welison, Ronaldo, Thiago Lopes; Moccelin, Everaldo (Tréllez) e André (Mikael). Técnico: Umberto Louzer.