Com eliminação do Bahia, Vitória disputará a pré-Copa do Nordeste em 2022

Vitória só entraria na fase de grupos caso Bahia fosse campeão baiano

Foto: Pietro Carpi / ECVitória

Com a derrota por 3 a 0 para o Bahia de Feira na noite de quarta-feira na Arena Cajueiro, o Esporte Clube Bahia foi eliminado do Campeonato Baiano e deu adeus ao sonho de conquistar o 50º título estadual esse ano, e também o tetracampeonato que não vem desde 1984. Com isso, o Esporte Clube Vitória vai disputar a pré-Copa do Nordeste em 2022, já que o Bahia garante a vaga para o torneio regional pelo ranking da CBF. Ou seja, poderemos ter três times baianos na fase de grupos do próximo Nordestão caso o Leão confirme sua classificação. Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas vão disputar o título do Baianão e também a vaga para a Copa do Nordeste.

 

As vagas para o torneio regional são distribuídas por meio da colocação dos clubes no Baianão. O campeão estadual garante automaticamente a presença, enquanto a segunda equipe qualificada é aquela com melhor posição no ranking da CBF. A terceira vaga, que dá acesso a fase preliminar da Copa do Nordeste, vai para o clube que dispute a Série A ou B e alcance a melhor colocação no Baiano ou para o segundo melhor time do estado no ranking da CBF. O Vitória dependia do título do Bahia no Campeonato Baiano para ir direto para a fase de grupos da Copa do Nordeste, como aconteceu nas edições de 2019 e 2020.

Regulamento do Campeonato Baiano

Art. 11 – A Associação 1ª Colocada no CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL SÉRIE “A” – EDIÇÃO 2021 terá direito à primeira vaga na COPA DO NORDESTE – EDIÇÃO 2022 e à 1ª vaga na COPA DO BRASIL – EDIÇÃO 2022.

Art. 14 – Terá direito à 2ª vaga para disputar a COPA DO NORDESTE – EDIÇÃO 2022 o clube mais bem posicionado do Estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Art. 15 – Terá direito à 3ª vaga, para disputar a PRÉ COPA DO NORDESTE – EDIÇÃO 2022, o clube que tiver a melhor colocação no CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL SÉRIE “A” – EDIÇÃO 2021, excluindo os clubes presentes na 1ª e 2ª vagas. Caso o clube da 1ª vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Campeonato Brasileiro, então a 3ª vaga será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Comentários:

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*