Baianão terá um campeão do interior pela quinta vez na história

Fluminense, Bahia de Feira e Colo Colo já forcam campeões baianos

Teremos uma final inédita no Campeonato Baiano de 2021 e pela primeira vez na história com dois times do interior. O Atlético de Alagoinhas passou pela Juazeirense nos pênaltis vencendo por 3 a 2 com o goleiro Fábio pegando três cobranças e vai enfrentar o Bahia de Feira, que venceu com autoridade o Bahia pelo placar de 3 a 0 na Arena Cajueiro, com gols de Bruninho, Diones e Valdívia, despachando o atual campeão da competição estadual e frustrando os planos do Bahia de buscar o 50º título estadual. O Atlético vai em busca do título inédito, enquanto o Tremendão tenta o bicampeonato. Em 2011, o time comandado pelo técnico Arnaldo Lira desbancou o Vitória e levantou sua primeira taça.

 

O Esporte Clube Bahia não ficava de fora da final do Campeonato Baiano desde 2011, quando o título foi decidido entre Bahia de Feira e Vitória. Desde então, o Esquadrão foi campeão seis vezes (2012, 2014, 2015, 2018, 2019 e 2020) e perdeu três finais para o Vitória (2013, 2016 e 2017). Nas duas últimas edições, o Tricolor chegou na decisão contra equipes do interior. Em 2019, venceu o Bahia de Feira e no ano passado, conquistou o título em cima do Atlético de Alagoinhas de forma sofrida e nos pênaltis.

Com a final sem clubes de Salvador, o Campeonato Baiano terá pela quinta vez na sua história um campeão do interior. Na década de 60, o Fluminense de Feira conquistou duas vezes o título baiano, ambos em cima do Esporte Clube Bahia, nas edições de 1963 e 1969. Em 2006, foi a vez do Colo Colo de Ilhéus colocar o interior no topo do futebol baiano levantando a taça em cima do Esporte Clube Vitória. O último título do interior foi conquistado pelo Bahia de Feira, em 2011, superando na decisão o Vitória em pleno Estádio Manoel Barradas. Em 2015, o Vitória da Conquista teve a chance de conquistar o seu primeiro título e mais um para o interior, porém, após vencer por 3 a 0 na ida, levou 6 a 0 do Bahia na Fonte Nova.

 

 

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário