Bahia visita o Guabirá de olho na liderança do Grupo B da Sul-Americana

Se vencer o time boliviano, Bahia assume a ponta da chave no torneio

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Após a conquista do tetracampeonato da Copa do Nordeste, ao vencer no último sábado o Ceará, na Arena Castelão, o Esporte Clube Bahia agora vai em busca da classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, o Tricolor enfrenta o Guabirá, às 19h15, no Estádio Municipal Gilberto Parada, na cidade de Montero, na Bolívia. O adversário do tricolor ainda não pontuou na competição e é o time com o pior aproveitamento. No primeiro encontro entre os times, em Salvador, o Bahia mesmo jogando com uma equipe alternativa aplicou 5 a 0 no time boliviano. Se vencer, os comandados de Dado Cavalcanti assumem a primeira colocação da chave e dão um passo importante para buscar a vaga.

 

Com um triunfo (Guabirá) e dois empates (Montevideo City e Independiente), o Esporte Clube Bahia ocupa a vice-liderança do Grupo B, com 5 pontos, três a menos que o Independiente que já entrou em campo e tropeçou empatando em 1 a 1 com o Montevideo City Torque, no Uruguai. Aquele pênalti desperdiçado pelo atacante Gilberto no empate em 2 a 2 com o Independiente faz muita falta, afinal, se tivesse convertido, nesse momento os dois times teriam 7 pontos, mas o Tricolor seria o líder pelo saldo de gols.

O time argentino tem 8 pontos e ainda lidera a chave, mas pode ser ultrapassado pelo Esquadrão. Se vencer, o Bahia chegará aos mesmos 8 pontos e assume a ponta pelo critério do saldo de gols (nesse momento o time baiano tem saldo de 5 e a equipe argentina saldo de 4). Com isso, enfrentaria o “Rei de Copas” no dia 18 em confronto que pode encaminhar a classificação.

Após os dois jogos fora (Guabirá e Independiente), o Tricolor enfrentará na última rodada o Montevideo City Torque em Salvador, enquanto o Independiente encara o Guabirá. Portanto, vencendo hoje o Guabirá e conseguindo ao menos um empate na próxima rodada contra o Independiente, deixa o Tricolor bem próximo das oitavas, o que garantiria mais 500 mil dólares como premiação.

A Copa Sul-Americana de 2021 comporta oito grupos com quatro equipes em cada. Somente o primeiro colocado de cada grupo avança ao mata-mata. Eles enfrentam os terceiros colocados das chaves da Libertadores nas oitavas de final. A decisão da Sul-Americana será realizada em jogo único no dia 6 de novembro. Esta é a primeira vez que a Sul-Americana conta com fases de grupos desde a sua criação, em 2003. Até então, o campeonato era disputado em formato eliminatório em todas as fases. O último campeão do torneio foi o Defensa Y Justicia, da Argentina. Entre os brasileiros, Internacional (2008), São Paulo (2012), Chapecoense (2016) e Athletico-PR (2018) já faturaram a competição.

Confira as premiações da Copa Sul-Americana de 2021 (futebolbahiano.org)

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário