Bahia praticamente jogou fora a vaga nas oitavas da Sul-Americana!

Bahia teve erros cruciais nas partidas contra o Independiente-ARG

Foto: AFP

Quando foi realizado o sorteio da Copa Sul-Americana, muitos torcedores “lamentaram” o fato do Esporte Clube Bahia ter caído no mesmo Grupo do Independiente da Argentina, afinal, apesar de não ser mais aquele temido “Rei de Copas, trata-se de um time cascudo, maior campeão da Libertadores e também da Copa Sul-Americana, com uma camisa forte no futebol sulamericano, além disso, o torneio dá apenas uma vaga em cada chave para as oitavas de final, ou seja, era preciso errar o menos possível para ficar com a classificação, o que não foi o caso do Esporte Clube Bahia, que teve tudo para encaminhar a classificação até com antecedência, mas tropeçou em momentos decisivos e praticamente jogou fora a classificação.

 

Nesta terça-feira, o Esporte Clube Bahia foi superior ao Independiente em boa parte do jogo, chegou a dominar nos primeiros 20 minutos do segundo tempo criando várias chances de gol, mas não fez, e diz o ditado que quem não faz, leva. Aos 27 minutos, falta cobrada na área, Douglas saiu mal e ao tentar rebater a bola, trombou no meio do caminho com Thonny Anderson. A bola bateu no meia-atacante e morreu no fundo das redes. Uma derrota amarga e frustrante para o torcedor tricolor, principalmente pela forma como aconteceu, com um vacilo da defesa, algo que vem se tornando comum no Tricolor em jogos decisivos nos últimos anos.

O empate seria um grande resultado, visto que o Bahia manteria a liderança e dependeria apenas de si para avançar na última rodada quando enfrenta o Montevideo City do Uruguai, em Salvador. Agora, com 8 pontos na segunda colocação, precisa de uma combinação muito difícil, inclusive, os próprios jogadores admitem que as chances são quase nulas, ainda que exista uma possibilidade de mala branca. Vencer, e ainda torcer para o Independiente (líder com 11) perder para o Guabirá, lanterna do Grupo e sem somar um pontinho sequer.

A verdade é que o Bahia tinha a vaga nas mãos, mas deixou de somar 3 importantes pontos diante de um adversário direto na briga pela classificação. Em Pituaçu, o Bahia chegou a estar perdendo por 2 a 0 para o Independiente, buscou o empate e teve a chance da virada, mas Gilberto desperdiçou cobrança de pênalti. Se tivesse feito o dever de casa, hoje o Esquadrão seria líder com 10 pontos, enquanto o time argentino seria o 2º também com 10. Também teve aqueles 2 pontos perdidos diante do Montevideo City Torque, no Uruguai, quando abriu 1 a 0, perdeu vários gols, e acabou levando o empate. Esses detalhes fizeram a diferença e foram decisivos para que o Bahia chegasse na última rodada precisando de um milagre para se classificar.

 

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário