Fortaleza vence o Bahia, quebra tabu e garante classificação antecipada no Nordestão

Fortaleza é o primeiro time classificado para as quartas de final

Depois de aplicar 5 a 0 no Altos, o Esporte Clube Bahia segue oscilando na temporada e na tarde deste sábado voltou a ter uma atuação aquém da esperada sendo derrotado pelo Fortaleza por 2 a 1, na Arena Castelão, em duelo da 7ª e penúltima rodada da primeira fase da Copa do Nordeste. Matheus Jussa e David marcaram os gols da equipe cearense, enquanto Gilberto anotou o tento do time baiano. Com a vitória, o Leão do Pici quebra o TABU de nunca ter vencido o Bahia na história do Nordestão – antes deste jogo eram 11 jogos, com 3 empates e 8 derrotas. Além disso, o Tricolor Cearense chegou aos 14 pontos se isolando na liderança do Grupo B, sendo o primeiro time classificado matematicamente às quartas de final. Já o Esquadrão segue com 10 pontos, mas agora ocupando o 3º lugar, e ainda pode deixar o G-4 em caso de vitórias de Sampaio Corrêa (4º com 9) e Treze (5º com 8).

 

O Fortaleza iniciou o jogo mais conservador, dando campo para o Bahia jogar, mas marcando forte e apostando nos contra-ataques. Quando chegou no ataque, o Leão do Pici foi perigoso, quase abriu o placar no primeiro minuto com David parando em defesa de Douglas, mas aos 24, Matheus Jussa recebeu de Matheus Vargas e mandou uma sapatada sem chance para Douglas. O time cearense seguiu dominando quase fez o segundo aos 40. Daniel Guedes cruzou, o goleiro Douglas engoliu um frangaço, mas foi salvo por Conti que tirou em cima da linha. Mesmo sem produzir nada de interessante, o Tricolor Baiano chegou aos empate quatro minutos depois, com Gilberto, que recebeu passe genial de Rodriguinho e fuzilou o goleiro Felipe Alves, que contribuiu saindo errado o início da jogada.

No segundo tempo, o time cearense voltou melhor, buscando o segundo gol e aos 14 minutos, ele veio. Robson deu um lançamento milimétrico no meio da defesa baiana, o atacante David dominou no peito, ganhou de Nino e mandou para o fundo da rede. Dado mexeu no time colocando o estreante Thaciano, além de Juninho Capixaba e Gabriel Noaves, mas o Esquadrão seguiu com uma dificuldade enorme de criar jogadas de ataque. Aos 34, teve a melhor chance de empatar, mas Gabriel Novaes livre na pequena área mandou no travessão.

O próximo compromisso do Bahia de Dado Cavalcanti é na quarta-feira (07), contra o Manaus, às 21h30, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, em duelo pela 2ª fase da Copa do Brasil. O jogo é único, mas dessa vez se houver empate, a vaga é definida nos pênaltis. Pela Copa do Nordeste, o Esquadrão joga no dia 10 de abril, contra o ABC, às 16h, em Pituaçu, pela última rodada da 1ª fase. Neste domingo, a equipe de transição enfrenta o Atlético de Alagoinhas, às 16h, em Pituaçu, pela 7ª rodada do Campeonato Baiano. Já o Fortaleza encara o Ypiranga-RS, terça, às 21h30, no Castelão, pela Copa do Brasil.

Veja os gols de Fortaleza 2 x 1 Bahia pela Copa do Nordeste (futebolbahiano.org)

DADOS DO JOGO
FORTALEZA 2 X 1 BAHIA
Copa do Nordeste – 7ª rodada
Arena Castelão, em Fortaleza
03/04/2021 (sábado), 16h
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva e John Andson Alves Ribeiro (ambos de PE)

GOLS: Matheus Jussa e David (Fortaleza) / Gilberto (Bahia)

FORTALEZA
Felipe Alves; Daniel Guedes (Tinga), Jackson, Wanderson e Carlinhos; Éderson, Matheus Jussa e Matheus Vargas (Felipe); David (Yago Pikachu), Robson (Romarinho) e Wellington Paulista (Gustavo Coutinho). Técnico: Enderson Moreira.

BAHIA
Douglas; Nino Paraíba, Conti, Lucas Fonseca e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Patrick (Matheus Galdezani), Edson (Thaciano) e Daniel (Gabriel Novaes); Rossi (Alesson), Rodriguinho e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário