Conmebol recebe 50 mil vacinas da Sinovac; Bahia terá direito a 70 doses

A Conmebol reforçou que vai começar sua vacinação com as equipes da Copa América

Na última quarta-feira, a Conmebol recebeu as 50 mil doses de vacinas contra Covid-19 doadas pelo laboratório chinês Sinovac. O lote chegou por Montevidéu, no Uruguai, de onde será distribuído para os demais países da América do Sul. Presente na chegada dos imunizantes, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, posou com a taça da Copa América ao lado da valiosa carga. E comemorou a parceria que possibilitou a entrega de vacinas ao futebol sul-americano.

 

Em comunicado divulgado no último dia 22, a Conmebol ressaltou que o lote foi “fabricado especialmente para o futebol sul-americano e que, de nenhum modo, são vacinas destinadas a qualquer outro fim”. A entidade reiterou que “o processo de distribuição dos imunizantes começará nos diferentes países, em estrito cumprimento das normas legais e sanitárias em vigor em cada um deles”.

Vale lembrar que a legislação brasileira veda o uso de vacinas contra coronavírus por entidades privadas. Portanto, a CBF precisa de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para receber as doses. O órgão informou que ainda não foi consultado pela Confederação Brasileira de Futebol sobre o tema. O presidente da entidade brasileira, Rogério Caboclo, já demonstrou interesse em adquirir vacinas, desde que o Congresso libere.

A Conmebol reforçou que vai começar sua vacinação com as equipes da Copa América e que estão participando de seus torneios internacionais. A intenção é também imunizar times masculinos e femininos da primeira divisão de cada um dos 10 países filiados. Árbitros e todos envolvidos na organização dos eventos também estão aptos a serem vacinados.

O Esporte Clube Bahia, que está disputando a Copa Sul-Americana, terá direito a 70 doses. A Conmebol vai repassar doses necessárias para vacinar até 70 pessoas de clubes que disputam Libertadores e Sul-Americana: 50 jogadores inscritos na Sul-americana e 20 membros de comissão técnica e funcionários que participam das viagens. A informação foi divulgada pelo blog do Marcel Rizzo, no portal UOL.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário