Bahia reencontra o Fortaleza em busca de mais uma final de Copa do Nordeste

Bahia chegou na decisão no ano passado, mas perdeu para o Ceará

Neste sábado (24), iremos conhecer os finalistas da Copa do Nordeste, com possibilidades interessantes para a grande final. Podemos ter um clássico Ba-Vi pela quarta vez na história do torneio, ou então um Clássico Rei inédito decidindo o título do Nordestão, reunindo os dois últimos campeões (Fortaleza em 2019 e Ceará em 2020). Também podemos ter Ceará x Bahia reeditando a final do ano passado e de 2015, uma chance de vingança para o Esquadrão que perdeu as duas e sendo derrotado nos quatro jogos das finais. Em 2018, o tricolor baiano perdeu para o Sampaio Corrêa. Outra possibilidade é Fortaleza x Vitória, uma final que também seria inédita. Os dois jogos deste sábado pela semifinal acontecerão na Arena Castelão, começando por Ceará e Vitória, às 16h, e depois com o Bahia encarando o Fortaleza, às 20h30. Se houver empate, a definição será na disputa por pênaltis.

 

Após terminar a primeira fase como vice-líder do Grupo A, com 13 pontos, o Bahia avançou para enfrentar o CRB, e não teve problemas para eliminar o time alagoano goleando por 4 a 0 no Estádio Metropolitano de Pituaçu. Já o Fortaleza, que liderou o Grupo B, com 17 pontos, não teve a mesma facilidade, mas passou pelo CSA vencendo por 2 a 1 na Arena Castelão. O Esquadrão busca o quarto título da Copa do Nordeste. Foi campeão em 2001, 2002 e pela última vez em 2017 superando o Sport-PE. Já o Leão do Pici levantou a taça em 2019, vencendo na final o Botafogo-PB.

Será a terceira vez que Fortaleza e Bahia se enfrentam em 2021. Em fevereiro, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Esquadrão goleou por 4 a 0 na Arena Castelão, com três gols de Rodriguinho e um de Rossi. O resultado foi fundamental para o time baiano garantir a permanência na elite do futebol nacional com uma rodada de antecedência. No dia 3 de abril, as equipes voltaram a se encontrar, agora pela 7ª rodada da primeira fase da Copa do Nordeste, o deu Tricolor do Ceará, que venceu por 2 a 1, com gols de Matheus Jussa e David. Gilberto fez para o Bahia. A vitória do Leão do Pici quebrou o tabu nunca ter vencido o Bahia pela Copa do Nordeste.

Para a partida, o técnico Dado Cavalcanti conta com o retorno de Rossi, que não enfrentou o Montevideo City pela Copa Sul-Americana por estar cumprindo suspensão. O ‘Búfalo’, que vinha atuando como titular, foi substituído pelo paraguaio Óscar Ruiz diante do time uruguaio, mas a tendência é que volte a equipe. O resto do time dever o mesmo que vem atuando. O atacante Gabriel Novaes, que não viajou para o Uruguai por conta da negociação entre São Paulo e Bragantino, fica como opção no banco, assim como o volante Jonas, recuperado do desconforto muscular.

Quem apita o duelo entre Fortaleza e Bahia é o árbitro alagoano Denis da Silva Ribeiro Serafim, que será auxiliado por Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Brigida Cirilo Ferreira, ambos também filiados à Federação Alagoana de Futebol. O quarto árbitro será Rafael Carlos Salgueiro Lima, enquanto Francisco de Assis Almeida Filho ficará como analista de campo. Na arbitragem de vídeo, o responsável será Pablo Ramon Goncalves Pinheiro, do Rio Grande do Nordeste. Ele será auxiliado pelo alagoano José Ricardo Vasconcellos Laranjeira e pelo sergipano Cleriston Clay Barreto Rios. O observador de VAR será Emerson Luiz Sobral, de Pernambuco.

QUARTAS DE FINAL
Bahia 4 x 0 CRB (Pituaçu)
Fortaleza 2 x 1 CSA (Castelão)
Vitória 2 x 1 Altos (Barradão)
Ceará 3 x 0 Sampaio Corrêa (Castelão)

SEMIFINAL – SÁBADO, 24/04
16h00 – Ceará x Vitória (Castelão)
20h30 – Fortaleza x Bahia (Castelão)

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário