Bahia enfrenta o Guabirá em busca do 1º triunfo na Sul-Americana

Bahia estreou empatando com o Montevideo City, no Uruguai

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Antes do primeiro jogo pela grande final da Copa do Nordeste, marcado para sábado, às 16h, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, o Esporte Clube Bahia entra em campo na noite desta terça-feira, pela primeira rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana, às 19h15, para enfrentar o Guabirá da Bolívia, no Estádio Metropolitano de Pituaçu. Na estreia, o Esquadrão poderia ter largado com um triunfo, chegou abrir 1 a 0, desperdiçou oportunidades de matar o jogo e acabou cedendo o empate ao Montevideo City Torque, no Uruguai. Já o time boliviano estreou com o pé esquerdo, perdendo dentro de casa para o Independiente-ARG, por 3 a 1. Com isso, o time argentino conhecido como “Rei de Copas” lidera a chave com 3 pontos, seguido por Bahia e Montevideo City, com 1, e na lanterna o Guabirá, ainda zerado.

 

Diante do desgaste pela maratona de jogos e viagens, e visando a decisão contra o Ceará, o técnico Dado Cavalcanti deve poupar alguns titulares. No último sábado, na semifinal contra o Fortaleza, alguns jogadores deixaram o campo por conta do desgaste, casos de Matheus Bahia, Patrick de Lucca e Thaciano. Apesar da possibilidade de atuar com um time praticamente misto, o Esquadrão precisa vencer o Guabirá para chegar aos 4 pontos e não fica para trás na briga pela classificação às oitavas de final do torneio. A Sul-Americana pela primeira vez está sendo disputada com fase de grupos, mas diferente da Libertadores, apenas o primeiro colocado se classifica, portanto, é preciso vencer em casa e pontuar para ter uma chance maior de beliscar essa vaga.

A Copa Sul-Americana de 2021 comporta oito grupos com quatro equipes em cada. Somente o primeiro colocado de cada grupo avança ao mata-mata. Eles enfrentam os terceiros colocados das chaves da Libertadores nas oitavas de final. A decisão da Sul-Americana será realizada em jogo único no dia 6 de novembro. Esta é a primeira vez que a Sul-Americana conta com fases de grupos desde a sua criação, em 2003. Até então, o campeonato era disputado em formato eliminatório em todas as fases. O último campeão do torneio foi o Defensa Y Justicia, da Argentina. Entre os brasileiros, Internacional (2008), São Paulo (2012), Chapecoense (2016) e Athletico-PR (2018) já faturaram a competição.

Confira as premiações da Copa Sul-Americana de 2021 (futebolbahiano.org)

Quem apita o duelo é o árbitro chileno Cristián Garay, de 32 anos, que também apitou o jogo do Bahia pela 2ª fase da Copa Sul-Americana de 2020, quando o tricolor goleou o Melgar-PER por 4 a 0 na Arena Fonte Nova e avançou às oitavas de final.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário