Bahia encara o ABC precisando vencer ou até empatar para avançar na Copa do Nordeste

Se empatar, Bahia só fica sem a vaga se o Treze aplicar 10 a 0 no Sport

Neste sábado (10), será finalizada a primeira fase da Copa do Nordeste e serão conhecidos os outros cinco classificados para as quartas de final. Apenas três clubes chegam na última rodada com a vaga já garantida. No Grupo A, Ceará e CRB já garantiram suas vagas. As outras duas, por enquanto, estão ficando com Bahia e Sampaio Corrêa, 3º e 4º, com 10 pontos, respectivamente. Porém, ambos precisam vencer para confirmar o avanço à próxima fase sem depender de outros resultados. No caso do Bahia, até um empate resolve, afinal, é MUITO improvável que o Treze aplique 10 a 0 no Sport e tire a diferença do saldo de gols para o Bahia (nesse momento +6 x -3). O time paraibano tem 8 pontos na 5ª colocação, mesma pontuação do 6º colocado Confiança, que tem chances remotas, precisando vencer e secar Bahia, Sampaio e Treze. Se perder, o Tricolor Baiano pode ser eliminado caso o Sampaio Corrêa empate ou vença o CSA, e o Treze derrote o Sport.

 

O Esporte Clube Bahia enfrenta o ABC, às 16h, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, não somente pensando em vencer para se classificar, como também tentar terminar na vice-liderança para ter a vantagem de jogar em casa nas quartas de final. Para isso, precisa torcer para o CRB não derrotar o Altos. O ABC, por sua vez, ainda briga por vaga no Grupo B, aliás, tinha tudo para se classificar, porém, amargou tropeços dentro de casa, diga-se, não venceu nenhum jogo como mandante, o que foi determinante para deixá-lo fora do G-4 na reta final do torneio regional. As duas únicas vitórias foram conquistadas fora de casa. Com 10 pontos no 5º lugar, o ABC precisa vencer e ainda secar Altos, CSA e Vitória. Um dos três precisa tropeçar para o time do Rio Grande do Norte ter chances de adentrar ao G-4, em caso de vitória sobre o Bahia.

No Grupo B, o Fortaleza é o único já classificado, ou seja, restam três vagas para quatro equipes, porém, o Vitória tem a classificação muito encaminhada. Se vencer, o Leão se garante nas quartas de final e poderia terminar como líder para ter a vantagem de jogar em casa nas duas próximas fases. Para isso, precisaria secar o Fortaleza diante do Confiança. Em caso de empate ou derrota, o Rubro-Negro Baiano só perde a vaga se Altos, CSA e ABC venceram seus jogos. Os três têm 10 pontos e jogam fora de casa contra equipes com pretensões na competição. O Altos enfrenta no Rei Pelé o CRB, que busca manter o 2º lugar e também pensa na liderança. O CSA encara o Sampaio Corrêa, 4º colocado do Grupo A, enquanto o ABC como sabemos encara o Bahia.

Quem apita o confronto entre Bahia e ABC é o árbitro Francisco Carlos do Nascimento, que será auxiliado por Pedro Jorge Santos de Araújo e Ruan Luiz de Barros Silva, ambos também filiados à Federação Alagoana de Futebol. O quarto árbitro será Edvalter Marinho dos Santos e Ademilton Piedade Carige ficará como analista de campo, ambos filiados à Federação Bahiana de Futebol.

Todos os jogos serão disputados no mesmo horário (16 horas), com exceção dos lanternas Santa Cruz e Botafogo-PB, que não têm mais pretensão na competição e jogam apenas para cumprir tabela – esse jogo acontece às 18h15. Os outros sete jogos têm um ou dois clubes brigando por classificação.

JOGOS DA 8ª RODADA DO NORDESTÃO
4 de Julho x Vitória
Bahia x ABC
Ceará x Salgueiro
Confiança x Fortaleza
Treze x Sport
Sampaio Corrêa x CSA
CRB x Altos
Santa Cruz x Botafogo-PB

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário