E.C. Bahia: Era esse o Rodriguinho que a gente esperava – por Erick Cerqueira

O Tricolor foi ao Ceará e precisava fazer o que sempre fez nos seus 90 anos

Se tem uma coisa que não se pode falar do Bahia é que ele não ajuda a fortalecer o coração do seu Torcedor. Num ano dificílimo, totalmente atípico e trágico, coube ao Bahia fazer a gente ficar tenso, nervoso, xingar todo mundo, contratar certo, dar errado, contratar errado, e dar certo, contratar errado e dar errado demais, fazer a gente sofrer até a penúltima rodada do Brasileirão, pra depois explodir de felicidade, na única goleada do time no campeonato e jogando fora, onde foi um desastre na temporada. 

 

O Tricolor foi ao Ceará e precisava fazer o que sempre fez nos seus 90 anos de Tradição. Bater nos nossos vizinhos. Mas o ano foi tão atípico que a gente perdeu pra quase todos eles, aqui dentro ou fora de casa. 

Perdemos pro falido ex-rival, pro Ríver do Piauí, pros nossos fregueses habituais como Ceará, Sport, enfim, perdemos pra quem não costumávamos perder. E a bola da vez, era o Fortaleza, se não me engano, o único grande do Nordeste, que a gente conseguiu vencer no Brasileirão.

Era jogo decisivo, valia uns 63 milhões e a mesma escalação do jogo contra o Atlético-MG era necessária. Era só tirar Rodriguinho e colocar Gilberto. Mas o futebol é arteiro. 

Dado apostou na manutenção do camisa 10, pra alegria do Mestre Allan Pinguim que falou que ele faria o gol que afastaria o time da zona. E com 6 minutos de jogo, o contestado Nino Paraíba (mais uma vez UM GIGANTE) vai na frente e acerta um cruzamento perfeito. Rodriguinho vai lá, faz o gol de cabeça, queima minha língua e começa a fazer história com a camisa do Bahia. 1×0 pro Tricolor de Aço. e o mais importante: TODO MUNDO VIBROU MUITO COM O GOL.

Com o gol no começo da partida, o Fortaleza teve de mudar sua forma de jogar e precisou propor o jogo, ao invés de ficar mais reativo. Com a defesa muito bem postada, ponto pra Dado que achou o time com Patrick fechando a linha baixa com 5 jogadores, os donos da casa só conseguiam chegar pelos cruzamentos. E no primeiro acertou o travessão. Depois, sem sustos até o fim do primeiro tempo.

Segunda etapa e logo aos 4 minutos Ronaldo acerta a trave, lembrando o gol perdido por Rossi contra o Galo. Depois o Bahia sofreu uma blitz do Fortaleza e Douglas garantiu o pirão numa defesaça num chute rasteiro de Filipe. 

Aí veio o Bahia que a gente esperou desde 2020. 

Lucas recua pra Douglas, que passa pra Ernando, que toca no meio, na frente do marcador, deixando pra deixar meu coração quase parando. Ronaldo recebe e passa pra Rodriguinho, que dá uma tapa pro lado. Capixaba ajeita pra trás, Ronaldo dá uma tapa por cima da zaga pra passagem de Nino Paraíba. E o gigante Nino enxerga a correria do Rodriguinho e lança pra ele, de novo, pra fazer o segundo gol e matar a partida. 2×0.

Com o segundo, o Leão do Pici sentiu o golpe. Logo na sequência, pela direita, Rossi dribla Filipe. sofre pênalti e o jogador do Fortaleza ainda leva o segundo amarelo e é expulso. Rodriguinho cobra, o goleiro defende mas no rebote o miserávi fez o seu terceiro gol. Bahia 3×0 com hat-trick de Rodriguinho e churrasco-de-língua na Bahia. O diabo é sujo mesmo…

Com os 3×0, e um a mais, finalmente o Bahia conseguiu vencer o tabu e fazer mais um gol em time com menos um jogador. Rodriguinho dribla na área, toma uma rasteira, sofre o pênalti e deixa Rossi bater. O búfalo broca, 4×0 e fim de papo.

BORA BAÊA MINHA PORRA!

Abrimos 4 pontos pro Vasco, que é o primeiro da zona de rebaixamento. Passamos o Fortaleza e vamos pra cima do Santos. E tem de vencer em casa sim. Não vou secar ninguém. Vou torcer pelo meu time contra o Santos e cada um que se lasque amanhã e depois. Parabéns a Dado por ter mudado a postura do time, ressuscitar Rodriguinho, fazer o time voltar a vibrar com os gols e golear pela primeira vez no Brasileirão. Pra cima do Peixe, pra reviver as emoções de 59, que é NOSSO!

Autor(a)

Erick Cerqueira

Resenheiro extra-oficial do Único TIME BI CAMPEÃO BRASILEIRO entre Minas Gerais e o pólo Norte. Pós graduado em Gestão Esportiva, publicitário, parcial, Torcedor do Bahia e pai de Thor! Twitter: https://twitter.com/ericksc_

Deixe seu comentário