Bahia completa 90 anos buscando renovar as expectativas para 2021

Bahia recebe os parabéns da sua torcida e junto os votos de figa e fé

Lá atrás, aliás, bem lá atrás, em um dia primeiro de janeiro, Salvador perdia para o Rio de Janeiro a condição de capital do Brasil, anos depois, muitos anos depois nascia em São Paulo, Roberto Rivelino que mais tarde viria ser um dos maiores jogadores do futebol brasileiro. Antes disso, porém, na mesma data agora em 1931, era fundado em Salvador, o Esporte Clube Bahia sobre as ordens de “nasceu para vencer”. Por isso, o dia 1º de janeiro é uma das datas mais importantes do ano, pois é quando se inicia um novo ciclo, uma nova etapa e se renovam as esperanças de dias melhores, notadamente este ano pela enorme necessidade do clube iniciar uma campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro da Série A, que não é das melhores.

 

O clube, como os demais, independente do porte, já passou por altos e baixos, já foi vencedor, já foi perdedor, já conquistou título considerado como impossível e já fracassou quando ninguém esperava, tudo isso dentro do contexto ilógico que é o futebol cheio de nuances, detalhes e surpresas. O ano que passou, o clube iniciou a temporada de forma exemplar quando inaugurou o Centro de Treinamento Evaristo de Macedo, a Cidade Tricolor, em Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) com o status do maior do Norte-Nordeste e um dos melhores do Brasil.

No entanto, no decorrer do 2020, que se diga, foi completamente atípico e ainda triste por conta do persistente coronavírus que paralisou e adiou campeonatos, suspendeu planos e projetos. O clube talvez foi um dos poucos que não se readequou a nova realidade e apesar de todos os avanços em todos os segmentos, passando pela saúde financeira, deu novos ares a visibilidade e, sobretudo, resgatou o prestígio, porém, ainda peca justamente no princípio ativo, repito, a única razão da sua existência, que é o futebol jogado dentro das 4 linhas.

Ainda assim, diante dos percalços que são passageiros, o Esporte Clube Bahia completa neste dia, 90 anos de fundado, recebendo os parabéns da sua torcida e junto os votos de figa e fé, para que o ano 2021 seja próspero e repleto de triunfos, agora também dentro de campo. Além disso, parabenizar todos aqueles que fazem parte e ajudaram a construir a história do clube, bicampeão brasileiro, tricampeão campeão do Nordeste e 49 vezes campeão baiano.

Parabéns, Esporte Clube Bahia!

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário