O que acontece com Mano no Bahia? Desaprendeu ou falta material humano?

Mesmo com Mano Menezes, Bahia segue tomando muitos gols

Foto: Staff Imagens/Conmebol

Como se não bastasse todos os vexames no início do ano, tais como a fracassada e vergonhosa eliminação na Copa do Brasil, a perda do título da Copa do Nordeste para o Ceará com o agravante de ter sido dentro de casa com derrotas em ambos os jogos sem esperneio. Tudo isso era um prenúncio de tudo que ainda estava por vir e uma comprovação indiscutível que o Bahia precisava de reforços, além disso, ficou claro que a formulação do elenco havia sido equivocada, e também que a diretoria foi inconsequente na insistência de Roger Machado no comando do time para o Campeonato Brasileiro.

 

Eis que chega ao Tricolor de Aço o técnico Mano Menezes, respaldado na característica marcante de construir defesas sólidas e equilibradas, com a premissa de primeiro não tomar gols para depois atacar o adversário. Torcedor tricolor, o que de fato aconteceu? Mano Menezes desaprendeu o que segundo ele sempre soube fazer? Falta material humano, jogadores de qualidade? As contratações do zagueiro Anderson Martins e do volante Elias, fora de forma e também fora de linha, descontinuados e encostados em seus antigos clubes, faziam parte da estratégia para consolidar o sistema defensivo de Mano Menezes?

Bahia não vence há cinco jogos na temporada, sendo um empate com o Unión Santa Fé e quatro derrotas (São Paulo, Ceará, Defensa y Justicia e Palmeiras). Foram 11 gols sofridos. Considerando apenas a Série A, são quatro derrotas seguidas (Bragantino, São Paulo, Ceará, Palmeiras), com 12 gols sofridos. O Tricolor tem a pior defesa do Brasileirão com incríveis 42 gols sofridos, dois a mais do que o Goiás que tem a segunda pior defesa. Com 28 pontos, o Bahia é o porteiro do Z4, três pontos acima do Vasco, e tem pela frente Flamengo (fora), Internacional (casa) e Grêmio (fora).

O tão “importante” DADE do Bahia, que é o setor responsável pela “criteriosa” contratação de atletas, aprovou a vinda desses jogadores por qual motivo? Fama, o que fizeram no passado, preço baixo ou vieram de graça? Outro importante e relevante questionamento a ser feito é entender o motivo pelo qual o presidente e diretoria mudaram a política de contratações ao trazermos famosos refugos para o clube numa política antiga que pensávamos que já fazia parte do passado do Bahia pequeno ainda que o presidente tenho negado em recente entrevista.

O torcedor tricolor, do mais otimista ao mais pessimista tem em comum a certeza que o Bahia não possui um padrão de jogo, que joga um futebol feio de ver, um futebol desestimulante, sem motivação, sem organização, fadado a constante mediocridade e os números da tabela de pontuação avaliam a afirmação. Para você torcedor: Presidente, diretoria, técnico, atletas, onde está o calcanhar de Aquiles do Bahia para ter virado um saco de pancadas?

Restando treze rodadas para o fim do campeonato, o que precisa ser feito??

Marcelo Eloy, torcedor do Bahia e colaborador do Futebol Bahiano. 

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário