Bahia vai conhecer adversário na 2ª fase da Sul-Americana na próxima semana

Sorteio da Conmebol será realizado na próxima sexta-feira

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Esporte Clube Bahia vai conhecer o seu adversário na segunda fase da Copa Sul-Americana na próxima semana. A Conmebol confirmou a data do sorteio, que será na sexta-feira (23), na sede da Conmebol, no Paraguai. Um dia após a definição de todos os oito grupos da Libertadores. Com a goleada sobre o Nacional-PAR, o Esquadrão fechou a primeira fase com a segunda melhor campanha e garantiu um lugar no pote 1, fugindo de encarar um adversário que vem da Libertadores. Com isso, pode ter como adversário: Vasco, Atlético Nacional-COL, Lanús, Independiente, Vélez, Plaza Colonia-URU, La Calera-CHI, Fênix-URU e Coquimbo Unido-CHI.

 

Com as eliminações de Fortaleza, Atlético-MG, Goiás e Fluminense, apenas dois clubes brasileiros seguem vivos na segunda fase da Sul-Americana 2020. Vasco da Gama, que eliminou o Oriente Petrolero, e o Bahia que despachou o Nacional-PAR. A segunda fase da Copa Sul-Americana, que deve começar a partir de setembro, irá reunir 32 equipes, sendo 22 classificados da primeira fase e mais 10 equipes procedentes da Libertadores. Com 6 pontos somados e saldo de cinco gols (6 x 1), o Esquadrão se garante entre os seis times de melhor desempenho na fase inicial da Sul-Americana que irão se juntar aos 10 times eliminados da Copa Libertadores (contando oito terceiros colocados da fase de grupos e mais dois times eliminados na terceira fase preliminar). No pote 2, as 16 demais equipes classificadas.

MUDANÇA PARA 2021

A Conmebol alterou o formato da Copa Sul-Americana, que a partir de 2021 terá fase de grupos com duas equipes de cada país e uma fase preliminar para definir os times que avançam. Serão três etapas para a competição: as preliminares, fase de grupos e etapa final, que é composta pelas oitavas e quartas de final, semifinal e final. A primeira etapa começa no dia 17 de março com os jogos de ida e as partidas da volta estão previstas para 7 de abril, ao todo serão 32 partidas. Todos os jogos dessa etapa acontecerão nos respectivos países e o mando de campo será definido por sorteio.

Assim como a Libertadores, a Sul-Americana será dividida em três grandes fases: a fase preliminar eliminatória, que definirá os últimos classificados; a fase de grupos; e a fase final, que vai das oitavas até a grande decisão. A fase preliminar terá jogos de ida e voltas entre times do mesmo país – exceto Brasil e Argentina. Os confrontos da fase preliminar serão sorteados entre os quatro representantes de cada país, conforme modelo abaixo:

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário