Após muitos questionamentos por parte do torcedor, o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, explicou os motivos da diretoria para rescindir o contrato do meia Dimitri, de 20 anos, que acertou sua transferência para o Corinthians. O mandatário tricolor ressaltou que o jogador trabalhou com quatro treinadores diferentes e não conseguiu se firmar no time sub-20 ou na equipe de aspirantes. Além disso, frisou que a decisão foi tomada com a coordenação da base e do Departamento de Análise de Desempenho (Dade) do clube. Apesar da saída do atleta, o Esquadrão manteve 30% dos direitos econômicos podendo lucrar em caso de uma futura venda.
“É um menino que veio com uma trajetória de convocação para Seleção Brasileira em 2015. Um menino que vinha sendo identificado com potencial para compor nosso time principal, mas de 2015 para cá Dimitri não conseguiu [se firmar], de fato. Desde 2018 acompanho Dimitri e é um bom menino, com bom comportamento, mas em 2018 ele trabalhou com Pablo, não se confirmou no sub-20, depois trabalhou com Claudinho, mas praticamente não atuou. Voltou para o sub-20 e ficou na reserva… Depois, em 2020, atuou com Dado, compôs o elenco do sub-23 mas não estava sendo relacionado. Amadeu também não escolheu ele. A gente viu que o contrato termina no fim do ano e a vida é feita de escolhas. Os empresários nos procuraram e perguntaram se podiam buscar um novo caminho e a gente falou que sim, preservando uma parte dos direitos econômicos. Vamos ficar com 30%”, disse.
“A gente torce por ele, para que ele se recupere e possa alcançar aquele repertório e intensidade que tinha em 2015. Ele trabalhou com quatro treinadores diferentes e não conseguiu se firmar. Temos que fazer escolhas e premiar aqueles que conseguiram performar melhor. Não cabe todo mundo no elenco do Bahia. Uma escolha técnica, avaliada por toda a coordenação da base, Departamento de análise de desempenho… A gente não gosta de tirar jogador, mas vamos premiar quem estava na frente”, completou.
Natural de Salvador (BA), Dimitri Lima Souza tem 20 anos e é cria das divisões de base do Esporte Clube Bahia. Na temporada passada, disputou o Brasileiro Sub-20 e a Copa do Brasil Sub-20. Esse ano, fez parte do elenco de transição que disputou o Campeonato Baiano sob o comando o treinador Dado Cavalcanti. Tratado como uma joia da base, Dimitri fez parte de conquistas como a Copa Gazetinha Sub-14, a Copa 2 de Julho e a Copa Metropolitana Sub-15, além dos estaduais Sub-20 em 2018 e 2019.