Copa do Nordeste 2020 conhece os semifinalistas neste sábado

Bahia e Vitória entram em campo em busca de vaga na semifinal

Neste sábado (25), a bola volta a rolar pela Copa do Nordeste, desta vez, com quatro jogos decisivos que definirão os quatro semifinalistas da competição. A rodada começa pela tarde, às 16h, com duas partidas. No Estádio Metropolitano de Pituaçu, o Esporte Clube Vitória enfrentará o Ceará de Guto Ferreira. A partida será em Pituaço porque o Leão terminou abaixo do Vozão na classificação final da primeira fase, portanto, o mando de campo é da equipe cearense. Quem vencer após os 90 minutos, avança. Empate leva a decisão para a disputa das penalidades máximas. Deste confronto sairá o adversário de Fortaleza ou Sport-PE que duelam no mesmo horário, porém, no Estádio Manoel Barradas. O Tricolor do Pici, atual campeão, foi o melhor time da primeira fase com 17 pontos, mesma pontuação do Bahia. Já o Leão da Ilha, tricampeão, apesar da campanha fraca, conseguiu avançar empatando a última partida e sendo beneficiado com a derrota do ABC para o já eliminado CSA.

 

O outro confronto das semifinais será definido de noite. Sensação da Copa do Nordeste e líder do Grupo B, o Confiança avançou pela primeira vez à segunda fase e vai enfrentar o Santa Cruz, às 18h30, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. O Santinha se classificou na última rodada após vencer o River-PI e contar com o tropeço do Náutico goleado pelo Esporte Clube Bahia. E por falar no Esquadrão, tricampeão do nordeste, entra em campo às 21h30, contra o atual vice-campeão, Botafogo-PB, no Estádio Metropolitano de Pituaçu. O Tricolor Baiano conta com artilheiro do torneio (Gilberto, com 4 gols), porém, o camisa 9 é desfalque e será substituído por Fernandão que entrou no decorrer do jogo e marcou um dos gols na goleada sobre o Náutico por 4 a 1 na última rodada da primeira fase.

O maior campeão da Copa do Nordeste é o Esporte Clube Vitória, com quatro títulos, porém, o rubro-negro baiano não levanta a taça do torneio desde 2010. Das últimas vezes que chegou no mata-mata, foi eliminado em três oportunidades justamente pelo Ceará. O Esporte Clube Bahia, por sua vez, chegou com frequência na final nos últimos anos e conquistou o tricampeonato em 2017 vencendo o Sport-PE na decisão. Porém, em 2015 e 2018 acabou ficando com o vice-campeonato diante de Ceará e Sampaio Corrêa.

QUARTAS DE FINAL DA COPA DO NORDESTE

SÁBADO (25/07)
16h – Fortaleza x Sport (Barradão)
16h – Ceará x Vitória (Pituaçu)
18h30 – Confiança x Santa Cruz (Joia da Princesa)
21h30 – Bahia x Botafogo-PB (Pituaçu)

A Copa do Nordeste é disputada em quatro fases. Na primeira, 16 clubes foram distribuídos em dois grupos compostos por oito times duelam em turno único. Na 2ª e 3ª fases, os confrontos serão em partida única, sendo considerado classificado o clube que vencer o confronto. Na última fase, o clube que somar o maior número de pontos ganhos ao final das duas partidas em disputa dentro do grupo será proclamado campeão. Só nas quartas de final que há a obrigação de enfrentamento dentro da respectiva chave. Ou seja, A vs A e B vs B – com 1º x 4º e 2º x 3º. Na semifinal, porém, teremos o “cruzamento” das chaves, com vencedor da disputa entre o 1º e o 4º do A diante do classificado entre o 2º e o 3º do B. Claro, a relação é inversa na outra semi, com o melhor entre o 1º e o 4º do B contra o ganhador da disputa entre o 2º e o 3º do A. Só a final será em ida e volta – e agora poderemos ter uma final entre times do mesmo grupo.

VEJA TAMBÉM

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário