Clubes pedem à CBF que Série B comece uma semana após a Série A

Alguns clubes defendem que a Série B acabe em dezembro

Foto: Pietro Carpi / ECVitória

Em reunião na quinta-feira com representantes dos 40 clubes das Séries A e B, a Confederação Brasileira de Futebol projetou o início da Série B para o dia 8 de agosto. No entanto, nesta sexta-feira, os clubes da segunda divisão nacional decidiram, em reunião por videoconferência, pedir à CBF para que a competição comece quase uma semana depois. Segundo informação do site Globoesporte, os 20 participantes entendem que a disputa pode acontecer de 14 de agosto até, no máximo, 31 de janeiro. As 38 rodadas, com turno e returno, será mantida na proposta, que ainda será analisada pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo.

 

A solicitação é para tentar evitar que as primeiras rodadas da Série B aconteçam simultaneamente à reta final de alguns Estaduais, o que poderia atrapalhar o planejamento em função de datas e também desgaste dos atletas. Como a realidade é diferente em relação aos times da elite, os clubes da Série B também alegam que, com duas rodadas por semana, é possível terminar antes de fevereiro, como foi previsto no “novo calendário”, já que nenhuma equipe não disputa torneios internacionais (Libertadores e Sul-Americana) e muitas sequer estão na Copa do Brasil. Alguns clubes defendem que a Série B acabe em dezembro, mas a maioria considera inviável diante do calendário apertado.

Sobre o mando de campo, o modelo será seguido conforme o que ficou alinhado na reunião entre CBF e Comissão Nacional dos Clubes na última quinta. Como nem todos clubes podem conseguir autorização de prefeitura para liberar partidas, foi discutida a transferência de jogos para outras cidades, que tenham liberação de realizarem eventos esportivos. Os jogos estão previstos sem público.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário