Bahia lidera ranking dos clubes que mais pontuaram na Taça Brasil (1959-1968)

Bahia foi campeão da Taça Brasil de 1959, primeira edição do torneio

O Bahia recebeu as faixas de campeão brasileiro em um amistoso contra o Náutico, no dia 10 de abril de 1960 (Acervo Nestor Mendes Jr.)

Criado por João Havelange, a Taça Brasil foi a primeira competição nacional entre clubes de futebol, criada pela CBD (precursora da atual CBF) para substituir o deficitário Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais. A Taça Brasil foi disputada integralmente no sistema de mata-mata de 1959 a 1966, enquanto as edições de 1967 e 1968 tiveram mata-mata e pontos corridos. Participavam as equipes campeãs estaduais de todo o país, porém as equipes mais fortes disputavam apenas as fases finais. Em 1959, na sua primeira edição, a competição teve uma surpresa. Na final, em uma decisão histórica, o Bahia venceu o favoritíssimo Santos de Pelé, considerado por muitos o melhor time de futebol de todos os tempos, consagrando o Esquadrão como o primeiro vencedor da Taça Brasil e consequentemente o primeiro campeão brasileiro, além também do primeiro representante brasileiro na Taça Libertadores da América.

 

Na época, o Jornal O Globo, em sua edição seguinte ao fim da competição destacou a conquista do Bahia da seguinte forma: “Primeiro campeão brasileiro de todos os tempos, um título único e inédito de uma importância sem igual. Uma odisseia fantástica do Esporte Clube Bahia, quase desacreditado depois da derrota em Salvador, vitorioso e inconstante no Rio de Janeiro, no templo do futebol, o Maracanã, contra o maior time do mundo.”

O jornal A Gazeta Esportiva, também tratou o Bahia como campeão brasileiro, publicando o seguinte em sua edição do dia 30 de março de 1960: “O Bahia conseguiu esta noite, no Maracanã, o título inédito no futebol brasileiro, qual seja o de campeão brasileiro por equipes, garantindo sua participação no próximo Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões.”

A Folha de S.Paulo, por sua vez, descreveu da seguinte forma: “O EC Bahia, depois de uma campanha das mais brilhantes, sagrou-se na noite de ontem, no Maracanã, o primeiro campeão brasileiro de futebol, ao derrotar o Santos pela contagem de 3 a 1, em um resultado dos mais merecidos.”

O Tricolor, comandado por Carlos Volante, tinha um time formado por Nadinho, Beto, Henrique, Flávio e Nenzinho; Vicente e Mário; Marito, Alencar, Léo e Biriba. Das 10 edições da Taça Brasil, o Santos do “Rei” Pelé levantou a taça cinco vezes (61, 62, 63, 64 e 65), o Palmeiras do “Divino” Ademir da Guia duas vezes (60 e 67), enquanto Bahia (59), Botafogo (68) e Cruzeiro (66) conquistaram uma vez cada.

Rodolfo Rodrigues, Jornalista da Revista PLACAR e coordenador do prêmio Bola de Prata da ESPN Brasil, em publicação no Twitter traz um dado interessante. O Esporte Clube Bahia aparece em primeiro em ranking com os clubes que mais somaram pontos na história da Taça Brasil, de 59 a 68. Veja abaixo:

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário