Com passagem pelo Esporte Clube Bahia em 2018-2019 e recentemente pelo Ceará, o técnico Enderson Moreira assumiu o Cruzeiro no início deste ano com a missão principal de reconduzir o clube à elite do futebol brasileiro. No entanto, com a paralisação de todas as competições em razão da pandemia do coronavírus, o treinador não chegou a iniciar o seu trabalho no campo com o elenco cruzeirense, mas participa ativamente da busca por reforços, inclusive, deu o aval para a contratação do meia Régis, emprestado pelo Bahia até o final do ano com opção de renovação por mais um. Ambos trabalharam juntos no Esquadrão em 2018.
Outro jogador, que já figura no elenco do Cruzeiro e teve a oportunidade de trabalhar com Enderson Moreira no Ceará em 2019, é o lateral-esquerdo João Lucas. Contratado no início do ano, o camisa 6 não teve um início positivo na Raposa e foi alvo de críticas da torcida na primeira parte da temporada, sendo até vaiado em alguns jogos no Mineirão, porém, foi bancado por Adilson Batista que afirmou que o jogador vinha sendo crucificado de maneira injusta. Ele, inclusive, foi indicado pelo ex-treinador e participou de nove dos 12 jogos da equipe mineira esse ano. Novo comandante do time celeste, Enderson também saiu em defensa do atleta.
“Quando eu cheguei ao Ceará, o João Lucas já estava por lá. Me parece que ia para o segundo ano no clube. Ele já estava muito ambientado. E isso faz muita diferença. Ele acabou de chegar ao Cruzeiro, no momento mais complicado da história do clube. Isso traz muita dificuldade para todos, e a cobrança do torcedor é enorme. Ele (torcedor) quer que tudo dê certo e rapidamente. É um desejo de todos”, avaliou o comandante, que mandou um recado ao lateral.
“É evidente que algumas peças não tenham funcionado da maneira que tinha que funcionar. O que eu falo do João Lucas? O João Lucas é um menino muito do bem, espetacular no sentido de dedicação, de empenho. Fisicamente, é um dos que mais se dedicam. Pelo menos no Ceará era assim. Ele era o que mais tinha distâncias percorridas em altas velocidades. Um dos jogadores mais intensos no nosso grupo. Tem uma boa qualidade técnica, mas precisa entender que, neste ano, está jogando em um gigante do Campeonato Brasileiro”, completou o técnico, em entrevista ao Superesportes.