O Esporte Clube Bahia segue atento ao mercado em busca de reforços para a temporada 2020, porém, até o momento só foram anunciados jogadores para o time de transição – comandado por Dado Cavalcanti – que irá disputar o Campeonato Baiano. Mais um que pode chegar é o lateral-esquerdo Hélio Júnior, de 19 anos, revelado nas divisões de base do Atlético-MG e que atualmente defende o Portimonense de Portugal. De acordo com informação do jornalista Henrique André, do jornal Hoje em dia, de Minas Gerais, o jovem atleta com convocações para seleção de base tem negociações avançadas com o Esquadrão e pode ser anunciado a qualquer momento.
Natural de Pimenta Bueno, interior de Rondônia, Hélio Júnior Rossi Francino, 19 anos, surgiu nas divisões de base do Atlético-MG, passando por todas as categorias. Fez apenas um jogo pelo time profissional no dia 23 de janeiro, entrando no decorrer da partida contra o Tombense. Esse ano, defendeu o time sub-20 do Galo na Copa São Paulo, Mineiro Júnior e Brasileirão Sub-20. Com convocações para Seleção de Base, o atleta já teve a oportunidade de treinar com a equipe profissional da Seleção Brasileira e de defender o Brasil no Sul-Americano sub-15.
O jogador foi para Minas Gerais com 13 anos e iniciou sua carreira na base do Atlético Mineiro. Em 2015, Hélio atuava no sub-15 da equipe mineira e conquistou a Copa Laranjal Paulista, o Campeonato Mineiro e a BH Cup. No mesmo ano, o lateral foi convocado para compor o elenco sub-15 da Seleção Brasileira, para disputar o Sul-Americano do ano. Na competição, a seleção se sagrou campeã depois de vencer o Uruguai nos pênaltis.
Em 2016, o lateral atuava no sub-17 do Galo e recebeu uma nova convocação para atuar na Seleção Brasileira da categoria. Em 2019, Hélio estreou na equipe profissional do Atlético Mineiro, em uma partida contra o Tombense-MG, pelo Campeonato Mineiro de 2019. Em agosto, Hélio assinou com o Portimonense de Portugal, porém, não teve muitas oportunidades no time português.