Palmeiras x Bahia: Duelo dos primeiros campeões brasileiros da história

Esquadrão foi o primeiro campeão brasileiro em 1959

Marito segura o troféu da Taça Brasil de 1959, conquistada pelo Bahia sobre o Santos de Pelé

O Esporte Clube Bahia terá uma parada duríssima neste domingo quando enfrenta o Palmeiras, após vencer de forma expressiva o Flamengo na última rodada pelo placar pouco comum de 3 x 0, com Show do atacante Gilberto, autor de todos os gols da partida. Com o resultado, o tricolor de aço quebrou uma sequência de sete jogos sem triunfo e se posicionou exatamente no meado da tabela, posição, aliás, é a meta mínima traçada pela direção tricolor antes do início da competição e aceita pela torcida do Bahia, que pode acreditar em um avanço no cenário do futebol de forma segura e progressiva.

 

Já o Palmeiras sempre apontando como favorito ao título, pela estrutura e seu enorme poderio financeiro, pelo suporte de uma instituição financeira ainda que antes disso, já colecionava glórias: São diversas conquistas estaduais, interestaduais, nacionais e internacionais que, inclusive, renderam ao Verdão o título de “Campeão do Século 20” em 2000. No Campeonato deste ano, o time paulista inicialmente confirmou o favoritismo, no entanto, perdeu rendimento nas últimas rodadas e acabou sendo ultrapassado pelo Santos, e hoje é o vice líder, 4 pontos atrás do time santista, uma vice-liderança tranquila já que pode até perder para o Bahia que não terá a posição ameaçada pelos concorrentes Flamengo e o Clube Atlético Mineiro, 3ª e 4ª colocados, respectivamente. Porém, o Alviverde se encontra há 4 pontos do Peixe.

O duelo entre paulistas e baianos registram também um encontro dos dois clubes que ganharam os primeiros campeonatos brasileiros da história. O Esporte Clube Bahia faturou o Brasileiro de 1959, desbancando em uma autêntica decisão de melhor de três, o Santos de Pelé, Coutinho e Pepe, vencendo a terceira partida por 3 a 1, com gols de Vicente, Léo e Alencar. Coutinho fez para o Santos. No primeiro jogo, o Esquadrão venceu por 3 a 2, com gols de Biriba e dois de Alencar. Pelé e Pepe marcaram para o Peixe. Já no segundo jogo, o Santos venceu por 2 a 0 com gols de Coutinho e Pelé. Já o Verdão levou o de 1960, vencendo na final o Fortaleza. De quebra, Bahia e Palmeiras também foram os primeiros representantes brasileiros na Libertadores (o Bahia, em 1960, e o Alviverde, em 1961).

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário